Escola de Pastores com nova edição em 2021

Após o sucesso da primeira edição da “Escola de Pastores”, decorrida em 2019, e numa perspetiva de continuidade, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro arrancará com uma segunda edição desta atividade formativa, já a partir de dia 14 de junho de 2021.

pastoreio

A formação é uma das fortes apostas do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro. Com o objetivo de captar o interesse de novos empreendedores a implementarem-se nas atividades ligadas à Fileira do Queijo, a parceria deste projeto acredita que a difusão de conhecimento é uma das melhores formas de contribuir para alavancar, preservar e dignificar o setor.

O sucesso da primeira edição da “Escola de Pastores”, decorrida em 2019, veio alicerçar esta aposta. Traduziu-se numa experiência enriquecedora para os formandos, permitindo-lhes, pela amplitude de conhecimentos técnicos transmitidos, adquirir uma visão mais modernizada e sustentável do setor agro-pastoril. Assim, e numa perspetiva de continuidade, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro arrancará com uma segunda edição da “Escola de Pastores” já a partir de dia 14 de junho de 2021.

Até ao próximo dia 24 de Maio de 2021, encontram-se abertas as candidaturas à 2ª edição da “Escola de Pastores”.

O objetivo é capacitar os formandos para a produção de leite destinado ao fabrico de Queijos Serra da Estrela DOP, Beira Baixa DOP e Rabaçal DOP, de forma mais otimizada, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, proteção ambiental e segurança alimentar.

Destinada a abranger as três regiões DOP do Centro (Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal), a formação decorrerá nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco (ESACB), Viseu (ESAV) e Coimbra (ESAC), com um total de 36 vagas disponíveis. A duração da 2ª edição da Escola de Pastores é de 560 horas de formação (150 horas de componente teórica e 410 horas de componente prática).

Os interessados deverão fazer a sua candidatura acedendo ao formulário disponibilizado na página do Facebook do projeto ou através dowebsite.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro é cofinanciando pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip