Embalagens de vacinas para galinhas com defeito de qualidade, alerta a DGAV

A DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária alerta para um defeito de qualidade das embalagens de vacinas em comprimidos efervescentes da marca Avinew NEO, destinados a galinhas, frangos, futuras poedeiras e futuras reprodutoras de frangos.

galinhas

Mas, o produto pode continuar a ser comercializado.

Foi detetada na folha de alumínio dos blisters de 10 comprimidos efervescentes, de 7 lotes, uma marca mais, ou menos visível.

Esta marca «poderá fazer com que o alvéolo em causa perca a impermeabilidade, levando à ausência de efervescência do comprimido correspondente na altura da preparação», diz a DGAV.

A empresa produtora da vacina, a Merial, informou que «a causa deste defeito está identificada e corrigida ao nível da produção. Os novos lotes comerciais serão vendidos em perfeitas condições, sem qualquer blister danificado».

De forma a assegurar que não decorrerá nenhuma interrupção nos programas vacinais com aquele medicamento veterinário imunológico, a DGAV autorizou que estes lotes continuem a ser comercializados tanto pela Merial Portuguesa como pelos distribuidores.

O defeito

Mas, alerta que os médicos veterinários e clientes finais que detetem algum defeito desta natureza devem reportá-lo à Merial Portuguesa.

Em quaisquer reclamações sobre este medicamento veterinário deve ser mencionado o seguinte: o número do lote em causa; o número de blisters que apresentam este defeito e a posição da marca na folha de alumínio; e, se possível, uma fotografia do blister antes e depois de aberta a folha de alumínio.

A DGAV explica que o defeito geralmente só se verifica num comprimido por blister, na posição 4, e que quando o «operador abrir o blister deste medicamento veterinário, deverá ter atenção à forma e aparência do comprimido».

Caso o comprimido tenha uma cor e aparência normais, idênticas às dos restantes comprimidos do blister, a marca não afetou a qualidade da vacina. Caso o comprimido tenha «uma cor azul mais escura, uma dimensão maior ou esteja deformado, a sua efervescência aquando da preparação e qualidade não estão asseguradas. Este comprimido não deve ser utilizado e deve ser substituído por outro com uma cor e aparência normais», refere uma nota da DGAV. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip