«É urgente acelerar o PDR 2020»

confagri

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, recebeu, esta sexta-feira, a CONFAGRI.

A CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, reuniu esta sexta-feira, 11 de dezembro, com o novo ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, disse ao Agronegócios que, do encontro com a tutela, resultou o enumerar de preocupações sentidas pelo setor.

Entre elas, a necessidade de «acelerar a aprovação e o pagamento do PDR 2020» bem como dar resposta a «outros problemas que existem», nomeadamente com as Organizações de Produtores (OP’s).

Sobre as OP’s, refere Francisco Silva, «a lei não é para Portugal» já que é «desajustada» ao mercado e dimensão do país ao nível, por exemplo, do número mínimo de sócios para cada organização de produtores, bem como o volume mínimo de vendas.

O secretário-geral da CONFAGRI, realça que foram igualmente diagnosticados e debatidos os dois principais problemas que existem atualmente: o embargo da Rússia a inúmeros produtos e a baixa do preço do petróleo.

«Estes dois fatores fizeram com que grandes importadores, como Angola e a Venezuela, não tenham recursos para importar, o que nos cria problemas (às exportações, no caso). Como tal, é preciso criar medidas que colmatem este problema», sustenta, acrescentando ser necessário «mais fiscalização da legislação ao nível dos circuitos comerciais» e ter em conta igualmente «o papel das grandes superfícies».

Francisco Silva adianta que o ministro Capoulas Santos, «que conhece muito bem o setor», herdou um ministério «com situações complicadas ao nível dos compromissos financeiros» bem como na «aplicação das diferentes medidas da tutela». «E está, pois, disponível para promover o rápido avanço das mesmas e acelerar processos», garante.

Por fim, o secretário-geral da CONFAGRI diz que há uma «questão escandalosa» relacionada com a formação profissional no âmbito do COMPETE - Programa Operacional de Fatores de Competitividade.

«Os ministérios da Economia e da Agricultura anteriores afastaram-nos a nós e outras organizações agrícolas desta matéria. E é escandaloso. É, pois, por isso, necessário pôr termo a isto», apela.

Foto: Confagri

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip