CONFAGRI apresenta a Capoulas Santos prioridades para o setor agrícola

agricultura

A CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, reúne esta sexta-feira, 11 de dezembro, com o novo ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

A reunião, a primeira com o novo titular da pasta da Agricultura, decorre às 11h00.

Em comunicado, a Confederação esclarece que irá apresentar «a sua perspetiva sobre a situação atual do setor agrícola e abordará um conjunto de questões que considera prioritárias».

Entre essas questões, destaque para «a necessidade de o novo elenco do ministério da Agricultura construir um relacionamento equilibrado com as diversas organizações representativas do setor agrícola, quer ao nível do diálogo institucional, quer da definição dasmedidas de política, o que constitui condição indispensável para um tratamento mais equitativo dos agricultores portugueses e das suas organizações».

Ao nível dos incentivos ao setor, nomeadamente no âmbito da PAC, a CONFAGRI irá apelar à «necessidade de acelerar a execução do PDR 2020 e proceder ao ajustamento de algumas das medidas que o integram. Introduzir novas medidas como o Sub- Programa temático para o setor leiteiro previsto no Programa do Governo; à necessidade de clarificar e operacionalizar algumas questões no âmbito das Ajudas Diretas, de modo a que Portugal possa iniciar atempadamente e nas devidas condições, o período de candidaturas que se avizinha; à necessidade de simplificar e desburocratizar o processo de reconhecimento das Organizações de Produtores, nomeadamente das Cooperativas, bem como proceder à revisão de alguns mínimos de atividade económica exigida para alguns sub-setores». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip