CULTIVAR dedica-se ao tema da agricultura biológica e outros modos de produção sustentável

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral apresenta a edição n.º 26 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema da agricultura biológica e outros modos de produção sustentável.

Para conhecer melhor o papel destes sistemas de produção sustentável na transição ecológica do sistema agroalimentar da União Europeia (UE) e o destaque que se tem dado nas políticas públicas em particular à agricultura biológica, esta edição da CULTIVAR integra um conjunto de reflexões, análises e dados que permitem uma imagem abrangente e diversificada desta temática, recorrendo a especialistas da academia, da administração, de organizações associativas e de agricultores.

Os modos de produção sustentável, com destaque para a agricultura biológica, assumem um papel importante na transição ecológica do sistema agroalimentar da União Europeia (UE), estabelecida pelo Pacto Ecológico Europeu. A capacidade da agricultura europeia responder a estes desafios, alcançando as metas estabelecidas tem sido questionada, nomeadamente considerando os custos de adaptação desta transição, os limites das tecnologias disponíveis e a insuficiência dos níveis de produtividade destes modos de produção.

Para aprofundar a reflexão sobre esta temática, o GPP vai realizar uma sessão de debate a 15 de dezembro, pelas 15h00. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia no website GPP.

A edição n.º 26 CULTIVAR encontra-se publicada em formato pdf e ebook, no website do GPP na página da publicação CULTIVAR.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip