Criação do Efetivo de Reposição do Rebanho Leiteiro: as vacas do futuro

Por: José Estevam da Silveira Matos, Universidade dos Açores

As explorações leiteiras de sucesso reconhecem como sendo um dos investimentos mais importantes a criação do efetivo de reposição, as novilhas – as vacas do futuro. Infelizmente  muitas destas explorações não cuidam, como deveriam, deste investimento.

O principal objetivo da criação das novilhas de reposição é que estas  iniciem a sua 1ª lactação aos 22-24 meses, minimizando-se o custo do investimento, por um lado e otimizando-se os níveis de produção por outro. Estes objetivos só poderão ser alcançados através de um bom maneio,  suscetível de manter elevados níveis elevados de crescimento, através de uma nutrição adequada e  elevado nível sanitário, conseguido através de programas adequados de vacinação, desparasitação e medidas de profilaxia sanitária.

Aspetos económicos

O sucesso, ou o insucesso, na criação das novilhas está muito ligado ao aspeto económico. Os custos de reposição significam 15 a 20% do custo total da produção do leite, sendo por isso o 2º ou 3º fator económico da produção leiteira, depois da alimentação e dos custos da mão de obra (Dairy Home, 2012).

Os principais fatores a influenciar estes custos são (Dairy Home, 2012):

  1. Os custos de alimentação, alojamento e mão de obra;
  2. A morbilidade/mortalidade  durantes as fases de cria e recria das novilhas;
  3. A taxa de reposição do rebanho;
  4. Idade ao primeiro parto das novilhas;  

Idade ao 1° Parto

Este parâmetro, e a taxa de reposição do rebanho, são os principais os fatores associados aos custos da criação das novilhas, na medida que condicionam o número  de novilhas necessárias para  que se mantenha um número de vacas estável no rebanho.

No Quadro 1 apresenta-se a estimativa do número de novilhas necessárias em função destes dois parâmetros.

p22 qua1

Aumentando a idade ao 1º parto crescem dramaticamente os custos associados à reposição.

Comparando, por exemplo, para uma mesma taxa de reposição, suponhamos 30% e se as novilhas parirem aos 30 meses e não aos 24 meses, seriam necessárias mais 17 novilhas/ano para um rebanho de 100 vacas. O custo associado à criação deste número extra de animais tem um impacto tremendo nas contas da exploração, para além de que, considerando um “sex ratio” de 50% (o normal) será impossível conseguir este número de fêmeas dentro do rebanho, sendo então obrigatória a aquisição externa ou a utilização de sémen sexado, alternativas que oneram ainda mais o  processo (Tozer et al.,  2012).

A minimização da morbilidade e mortalidade das vitelas envolve vários aspetos, cuja gestão não deve ser descurada, tais como: a administração do colostro; alimentação adequada em cada uma das fases; higiene e cuidados adequados de maneio. Para além disso deverá assegurar-se o cumprimento rigoroso de um programa de saúde, através de uma assistência médico-veterinária de qualidade,  que deve incluir a desparasitação estratégica, regular, e a vacinação/revacinação, executada nos momentos mais apropriados, incluindo a vacinação das mães no momento da secagem.

Deverão ser os seguintes os objetivos do programa de cria/recria de novilhas:

  1. menor mortalidade possível
  2. poucas doenças
  3. crescimento rápido
  4. utilização eficiente dos alimentos
  5. baixo custo

OS ASPETOS MAIS RELEVANTES DA PROFILAXIA SANITÁRIA

Administração do colostro

Os ruminantes,  no momento do seu nascimento, não possuem nenhuma proteção  contra as doenças. É através da ingestão do  colostro que recebem anticorpos maternos que os protegem, até que sejam capazes de produzir os seus próprios.

Só que o  seu intestino só está “aberto” à absorpção dos anticorpos  maternos nas primeiras horas de vida. Observa-se uma diminuição  na eficiência de absorção dos anticorpos logo  após o nascimento (Quadro 2). Rapidamente os anticorpos passam a ser digeridos e as células intestinais tornam-se também impermeáveis a anticorpos. Um dia após o nascimento as bezerras perdem a capacidade de absorver anticorpos intactos por isso é essencial que ingiram colostro logo  após o nascimento.

p22 qua2

As vitelas  que não recebem colostro nas primeiras 12 horas de vida, não absorvem anticorpos suficientes para garantir uma boa imunidade e proteção frente aos principais agentes infeciosos. A administração de  colostro na primeira hora de vida é por isso  de extrema importância, para aumentar as possibilidades da sua  sobrevivência e garantir um melhor e mais saudável crescimento.

A ingestão precoce de colostro diminui a probabilidade de ocorrência de doenças, especialmente das diarreias neonatais. As vitelas que recebem colostro na primeira meia hora de vida apresentam níveis mais elevados de imunoglobulinas séricas (anticorpos), menor incidência de diarreia, menores taxas de mortalidade e maiores ganhos de peso.

O melhor colostro é o da primeira ordenha e o das vacas mais velhas do rebanho. O excedente deste colostro, das pimeiras duas ordenhas, deve ser congelado, para ser administrado às vitelas filhas das vacas mais jovens, ou de vacas recém adquiridas, ou a filhas de vacas com mamite. Este colostro poderá permanecer congelado até 10 meses. A descongelação deverá ser feita em água morna, nunca em água quente.

O colostro poderá ser administrado diretamente num  balde, de preferência com tetina ou, em caso de necessidade, com a ajuda de uma sonda naso-esofágica. Em cada refeição não se deve ultrapassar 1,5 a 2 litros (4% do peso da vitela)

Muito importante é a quantidade de colostro fornecido, para além do momento correto para a sua administação (primeira hora de vida): até 10 litros nas primeiras 24 horas. No máximo dois litros em cada refeição.

O Quadro 3 dá-nos a relação entre mortalidade e quantidade de colostro fornecido aos bezerros recém-nascidos durante as 12 primeiras horas de vida.

p22 qua3

Causas de falhas do colostro

  1. ingestão de quantidade  insuficiente ou tardia
  2. administração de colostro pobre em anticorpos
  3. rejeição materna ou úbere materno muito volumoso
  4. vitelos débeis; inadequado reflexo de sucção
  5. fatores de maneio

A concentração de anticorpos no colostro é influenciada por numerosos fatores, como são, a resistência às doenças e programa de vacinações do rebanho, particularmente das vacas em início do período seco.

Existem vacinas que, quando administradas às vacas durante o período seco, melhoram a qualidade do seu  colostro.

A qualidade do  colostro poderá ser avaliada indiretamente pelo seu aspeto. O colostro grosso e cremoso é rico em anticorpos. Ou então, esta avaliação poderá ser feita utilizando-se um densímetro (colostrodensímetro), ou um refratómetro.

A relação  entre a densidade relativa e a concentração de gamaglobulinas do colostro é apresentada no Quadro 4.

p22 qua4

Desinfeção do cordão umbilical

Logo após o nascimento deverá fazer-se sempre a desinfeção do cordão umbilical. A desinfeção deverá ser feita com uma solução à base de iodo, a 7%. O desinfetante deverá  ser  corretamente aplicado no interior do umbigo. É importante ir apalpando os umbigos das vitelas nas primeiras semanas de vida  para verificar se há inflamação ou abcesso (onfaloflebite).

ALIMENTAÇÃO

Até ao desmame

Após as primeiras 48 horas, as vitelas são geralmente alimentadas com susbtitutos do leite, em pó. Vários fatores são importantes nesta fase: o tipo de leite fornecido; o volume de leite administado em cada refeição; a frequência de alimentação; os métodos de alimentação; e a temperatura do leite. Obviamente devem ser seguidas regras básicas de higiene  por forma a evitar a transmissão de doenças.

Quanto à quantidade do leite a administrar diariamente, de preferência 2 vezes ao dia,  deverá ser de cerca de 8 a 10% do Peso Vivo (4 a 5% em cada refeição),  devendo ser alimentados com a mesma quantidade de leite até ao desmame  como forma de as encorajar a consumir alimentos sólidos, concentrado, desde  muito cedo. Se a  capacidade volumétrica do abomaso for excedida, o leite em excesso reflui para o rúmen, ainda imaturo, causando problemas digestivos (putrefação, timpanismo, alteração do pH, instalação de uma flora microbiana anormal).

A prática de uma única refeição só pode ter  sucesso sob condições ótimas de maneio. A água deverá ser disponibizada ad libitum  desde os primeiros dias de vida.

ADMINISTRAÇãO DE COLOSTRO FERMENTADO OU ACIDIFICADO

O colostro fermentado, ou acidificado, pode ser usado para alimentar as vitelas. A utilização de colostro na alimentação de  vitelos permite obter crescimentos normais quando comparado com vitelos alimentados com leite de substituição ou com leite inteiro, com a vantagem de reduzir substancialmente os custos da alimentação da fase de aleitamento (Rodrigues, 1989). Vários estudos demonstraram que os ganhos de peso são semelhantes aos obtidos com  a alimentação com leite, ou sucedâneo de leite, quando o colostro for corretamente fermentado ou conservado pela adição de um ácido orgânico. O colostro destinado à fermentação é  representado por todos os excedentes de colostro  ordenhado das vacas a partir da segunda ordenha (Foley e Otterby, 1978; Rodrigues, 1989)(o colostro em excesso das primeiras duas ordenhas de vacas selecionadas, como atrás referimos, deverá ser conservado pela congelação).

O colostro fermentado, ou acidificado, deve  ser armazenado em bidões de plástico. O leite de vacas tratadas com antibióticos não deve ser adicionado, dado que os antibióticos vão inibir a fermentação. A fermentação natural do colostro, com ou sem adição de cultura de arranque (por exemplo Kefir),  faz-se melhor a temperaturas entre 15 e 26 °C, devendo ser armazenado à sombra. Abaixo dos 15° C, a fermentação é lenta. Quando a temperatura for superior a 26° C, poderá haver multiplicação de microrganismos indesejáveis (putrefação). A adição de pequenas quantidades de conservantes (ácidos  orgânicos) pode prolongar a vida útil do colostro fermentado e diminuir a fermentação indesejável. O colostro leva aproximadamente 10 a 14 dias para fermentar e pode ser armazenado por mais 14 a 30 dias (Foley e Otterby, 1978).

As vitelas poderáo ser alimentadas com colostro fermentado desde os quatro dias de idade, devendo este ser diluído, com água morna, numa proporção de 1 parte de água, para 2 partes  de colostro fermentado.

A utilização de colostro/fermentado, ou acidificado, foi muito popular em alguns países nas décadas de 70 e 80, tendo sido progressivamente abandonado por ser pouco prática a sua utilização e também porque, em alguns rebanhos, colocava em causa o controlo de  doenças, como por exemplo o IBR e BVD e a paratuberculose. Entretanto, mais recentemente, passou-se a utilizar a pasteurização a baixa temperatura dos colostros como forma de controlar a transmissão destes agentes (Stabel, 2008). Neste caso, a fermentação do colostro poderá ser conseguida pela adição de cultura de arranque (Bactérias Ácido lácticas (BAL)(Kefir, por exemplo)

ASPETOS PRÁTICOS DO ALEITAMENTO

A administração do leite, ou substituto, deve ser feita preferencialmente com balde individual, munido de tetina. O sistema de alojamento considerado ideal é o alojamento em “casotas” individuais “calf hutchs”, por proporcionar um bom isolamento e conforto, essenciais ao bom êxito desta  fase mais difícil da criação das vitelas.

Uma vez  que o aleitamento é uma tarefa com elevado consumo de mão de obra,  têm sido propostos sistemas coletivos, alguns automáticos,  de aleitamento. Realçamos aqui, por ser muito prático e barato, o sistema neozelandês de aleitamento coletivo de bezerros, composto simplesmente por um tambor, tetinas (“tetos”) de  borracha e tubos com  válvulas de não-retorno. O número de “tetos” deverá  ser superior ao número de vitelos a alimentar (Figura 1) .

p22 fig1

Seja qual for o equipamento utilizado, este deverá ser higienizado após cada refeição.

O DESMAME PRECOCE E O DESENVOLVIMENTO DO RÚMEN

Uma vitela não deverá ser desmamada antes do seu rúmen ser capaz de manter as suas necessidades nutricionais. Embora seja possível o desmame precoce à 5ª semana, muitos produtores preferem alimentar com leite as suas vitelas até às 10-12 semanas. O certo é que a idade não é garantia de que o rúmen esteja bem desenvolvido, mesmo à 12ª semana.

A ingestão de cereais, desde as primeiras semanas, favorece o desenvolvimento do rúmen e possibilita o desmame precoce das vitelas. Os trabalhos de investigação, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sobre o efeito do tipo da alimentação no desenvolvimento do rúmen em vitelos, revelaram a importância da alimentação precoce com cereais no favorecimento do desenvolvimento do rúmen e do retículo e no estabelecimento da respetiva microflora (Heinrichs, 2005). As imagens da Figura 2 revelam claramente esta influência, ao ponto do rúmen das vitelas com apenas 4 semanas, alimentadas com leite e cereal, terem um maior desenvolvimento das papilas e uma cor mais escura do que o dos animais alimentados apenas com leite e feno e já com 12 semanas. O  feno quando dado a vitelas até esta idade deve ser administrado limitando a sua quantidade  a um máximo de 400 gramas por dia e por cabeça, por forma a não limitar excessivamente o consumo de concentrado, considerado benéfico  neste caso. O consumo de cereal, que deve ser admistrado a partir da 2ª semana de vida,  deverá ser de pelo menos de 600 a 750 gramas nos dias que precedem o desmame, idependentemente da idade do animal.

p22 fig2

Alimentação após o desmame

Um regime alimentar que proporcione uma transição suave do período de aleitamento para a alimentação sólida, é vital para o sucesso da criação das novilhas. O método de “desmame” influencia  o consumo de alimento, o desenvolvimento do rúmen e o crescimento dos vitelos. O desmame progressivo estimula um maior consumo de alimentos sólidos, contribuindo para um melhor desenvolvimento do rúmen e maturação gastro-intestinal, maior crescimento  corporal, uma maior eficiência alimentar e  uma menor incidência de doenças (Khan et al., 2011).

A relação entre o nível de alimentação durante o período de criação e a futura produção de leite da novilha tem sido muito estudada (Sejrsen e  Purup, 1997; Sejrsen et al., 1998; Capuco et al., 1995). O aumento da concentração de energia da dieta, dos três meses de idade até a puberdade, resultando em taxas elevadas de ganhos de peso, pode prejudicar o desenvolvimento da glândula mamária pela substituição do parênquima mamário (células secretoras de leite) por tecido adiposo, independentemente do tipo de dieta (Sejrsen e  Purup, 1997; Sejrsen et al., 1998).  O efeito negativo da sobrealimentação é similar para todas as raças. O nível de alimentação que pode causar redução na futura produção de leite pode variar e é diferente entre raças Sejrsen e  Purup, 1997; Sejrsen et al., 1998; Capuco et al., 1995. Segundo esses autores, o efeito negativo tem lugar acima de 400 g para animais da raça Jersey, 600 g para a Dinamarquesa vermelha e acima de 700 g para a Holandesa. O limite exato a partir do qual este efeito negativo passa a influenciar o desenvolvimento da glândula mamária ainda não está bem definido. Outros autores situam-no, para o caso de  novilhas da raça Holstein, acima dos 820g/animal/dia (Quigley, 1997).

Alguns investigadores têm questionado se o aumento de outros nutrientes, e não só da energia, também prejudicaria o desenvolvimento da glândula mamária. A alimentação com maior concentração de proteína reduz os riscos sobre o desenvolvimento da glândula mamária quando as vitelas são alimentadas para ganhos de peso superiores a  900 g/animal/dia (Brown et al., 2005). Esta proteína extra permitiria uma redução na idade ao primeiro parto e nos custos de criação, sem prejudicar a produção de leite.

Metas de crescimento para as novilhas dos 3 aos 24 meses

Os objetivos de peso a atingir devem estar relationadps com a raça e o  peso das vacas adultas  do rebanho. Este  pode ser obtido por uma pesagem das vacas   com mais de 4 lactações e que estejam  a meio da lactação.

Os grandes objetivos a atingir deverão ser, tal como se poderá ver no Quadro 5, 30% do Peso Adulto aos 6 meses de idade; 40% aos 9 meses; e 60% do peso adulto aos 15 meses (idade da cobrição).

O Peso Adulto das vacas varia de rebanho para rebanho em função do património genético e do sistema de produção. Nos sistemas intensivos os animais da mesma raça tendem a ser mais corpulentos, mais pesados, do que nos sistemas de pastoreio.

p22 qua5

Há grandes vantagens em atingir estas metas, uma vez que, por cada kg de PV acima da meta para a raça há um aumento de produção que, por exemplo, no caso da Nova Zelândia, é  de 0,14 kg de gordura  e 0,10 kg  de proteína do leite. Cada  kg de peso vivo adicional significa 4 kg mais de leite durante a primeira lactação. Atrasar o primeiro parto para além dos 24 meses tem  um custo acrescido e um aumento significativo dos encargos da exploração, dado o custo de manutenção médio por novilha não produtiva ser de 40 euros/mês por novilha (DairyNZ, 2012).

Bibliografia

  1. Brown EG, Vandehaar MJ, Daniels KM, Liesman JS, Chapin LT, Forrest JW, Akers RM, Pearson RE, Nielsen MS. 2005. Effect of increasing energy and protein intake on mammary development in heifer calves. J Dairy Sci. 88(2):595-603.
  2. Brown EG, VandeHaar MJ, Daniels KM, Liesman JS, Chapin LT, Keisler DH, et al. Effect of increasing energy and protein intake on body growth and carcass composition of heifer calves. J. Dairy Sci. 2005;88:585–594.
  3. Capuco AV, Smith JJ, Waldo DR, Rexroad CE. Influence of prepubertal dietary regimen on mammary growth of Holstein heifers. J. Dairy Sci. 1995;78:2709–2725.
  4. Dairy Home. Heifer Economics. Acesso em  15 julho 2013. Disponível em: http://www.extension.org/pages/11781/heifer-economics. .
  5. DairyNZ FARMFACT. 2012. Achieving target liveweights for young stock (3-22). Acesso em  15 julho 2013. Disponível em:http://www.dairynz.co.nz/file/fileid/41976
  6. Foley, J. A., and D. E. Otterby. 1978. Availability, storage, treatment, composition, and feeding value of surplus colostrum: a review. J. Dairy Sci. 61:1033.
  7. Heinrichs Jud. 2005. Rumen Development in the Dairy Calf. Advances in Dairy Technology. Volume 17, page 179. (Acesso em  15 julho 2013).  Disponível em: http://www.wcds.ca/proc/2005/Manuscripts/Heinrichs.pdf :
  8. Khan MA, Weary DM, von Keyserlingk MA. 2011. Invited review: effects of milk ration on solid feed intake, weaning, and performance in dairy heifers. J Dairy Sci. 94(3):1071-81.
  9. Quigley j d 1997 . Management of dairy replacement calves from weaning to calving. Proceedings of advances in dairy technology, Western Canadian dairy seminar, Red Deer, p 7–22.
  10. Rodrigues, A.M. (1989) - Utilização do colostro fermentado à temperatura ambiente no aleitamento dos vitelos. In Congresso de Zootecnia, 1, Vila Real, 9-11 Nov. - Comunicações. Vila Real : APEZ. P. 63-74.
  11. Sejrsen K, Purup S, Martinussen H, Vestergaard M. Effect of feeding level on mammary gland growth in calves and prepubertal heifers. J. Dairy Sci. 1998;81(Suppl. 1):377.
  12. Selk, G.E. 1997. Disease Protection for Baby Calves, F-3358, Oklahoma Cooperative Extension Service.
  13. Sejrsen K, Purup S. Influence of prepubertal feeding level on milk yield potential of dairy heifers: A review. J. Anim. Sci. 1997;75:828–835.
  14. Stabel J. R. 2008. Pasteurization of colostrum reduces the incidence of paratuberculosis in neonatal dairy calves. Dairy Sci. 91(9):3600-6.
  15. Toenjes Don A., Strasser S., Bath D. L. Specific gravity: A better test of first-milk quality. California Agriculture 45(3):23-24.
  16. Wattiaux, M. A. 1997. Raising Dairy Heifers. Dairy Essentials. The Babcock Institute Publications, University of Wisconsin-Madison.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip