Covid-19: Agricultores pedem que pagamentos da PAC sejam antecipados

Este é um pedido que tem acontecido por toda a Europa, dada a situação da pandemia atual. O presidente da direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, esteve no Palácio de Belém, onde transmitiu ao Presidente da República a situação que o setor atravessa.

Agricultura

O Presidente da República recebeu em Belém o presidente da direção da CAP “tendo sido discutida a situação atual” no setor, como refere uma nota publicada no site da Presidência da República, num momento em que o país está em Estado de Emergencia devido à pandemia Covid-19.

À saída do encontro com o chefe de Estado, Eduardo Oliveira e Sousa explicou que «as medidas de apoio à tesouraria [das empresas], de salvaguarda do emprego, têm de ser adequadas ao setor agrícola, onde por exemplo a questão do ‘lay off’ se vai aplicar muito pouco», alertou. «Por isso mesmo têm de ser tomadas sobre a agricultura medidas muito especificas», reforçou.

Lembrando que «a Política Agrícola Comum (PAC) é um instrumento muito importante para os agricultores», o dirigente informou que já pediram «a antecipação do pagamento das ajudas» e, disse, «parece que o assunto está a ser devidamente equacionado».

«Muito provavelmente será necessário pedir uma ajuda ao Estado para antecipar esse pagamento e ser o próprio Estado a ser ressarcido pela UE na altura própria», referiu Eduardo Oliveira e Sousa, em declarações aos jornalistas à saída de Belém.

A própria ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, já tinha emitido um pedido à Comissão Europeia para que os pagamentos fossem adiantados.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip