Cortiça e turismo de mãos dadas

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) acaba de lançar o Cork Experience Tour (CET), uma iniciativa que pretende atrair uma fatia muito significativa dos turistas internacionais que visitam Portugal.

cortica

O programa consiste na visita e num conjunto de experiências junto de empresas produtoras, tendo como objetivo potenciar e rentabilizar a atividade turística local.

O CET surgiu em março e, ao longo de um período experimental de apenas três meses, já contabiliza mais de 500 visitantes oriundos dos Estados Unidos da América, França, Alemanha, Suíça, Itália e Dinamarca.

Para além desta iniciativa, a APCOR está ainda a desenvolver, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, um Roteiro de Turismo Industrial, que irá envolver diferentes setores de atividade e contribuir para a valorização da cultura industrial local.

«O CET surgiu no seguimento dos inúmeros pedidos de visitas junto da APCOR e, numa fase inicial, o balanço é bastante positivo, pelo que esperamos que, com a criação de um Roteiro de Turismo Industrial, possamos receber muitos mais visitantes e contribuir para o desenvolvimento do turismo local e para a criação de postos de trabalho» afirma João Rui Ferreira, presidente da APCOR.

Esta ação da APCOR conta com o envolvimento de diferentes empresas do setor, do Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça e do Centro Tecnológico da Cortiça que abrem as portas para dar a conhecer e experienciar o universo corticeiro ao mundo.

Fundada em 1956, a APCOR está no mercado há 60 anos e é hoje a única associação patronal do setor em Portugal.

Sediada no coração da indústria da cortiça, no concelho de Santa Maria da Feira, a APCOR representa atualmente 270 empresas - responsáveis por 80% do volume total de negócios do sector e 85% das exportações portuguesas de Cortiça - e é presidida por João Rui Ferreira. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip