Conhece o programa “Fruit Juice Matters”?

Por: Maria João Campos
Nutricionista Fruit Juice Matters

fruit

O programa Fruit Juice Matters - da Associação Europeia de Sumos de Fruta (AIJN) - pro­moveu uma visita à fábrica Lara, Laranja do Algarve, em Silves e à Cacial, Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve, em Faro, no passado mês de março.

A AIJN, entre muitas outras missões, apoia os fruticultores e a indústria dos sumos de fruta, no desenvolvimento e promoção das suas atividades.

O programa Fruit Juice Matters tem como finalidade disponibilizar informação sobre os sumos de fruta.

É um projeto europeu que decorre atualmente em 14 países e visa a par­tilha de informação científica e independente sobre os sumos de fruta 100% e explicar de que forma este alimento pode ser enquadrado numa alimentação e estilo de vida saudáveis, demons­trando como os componentes do sumos de fruta 100% – como vitaminas e minerais – podem ser benéficos para a saúde e bem-estar.

De acordo com o Inquérito Alimentar Nacional de Atividade Física, cujos resultados foram apresentados recentemente, o consumo médio diário de fruta e produtos hortícolas é de 418g/dia, havendo disparidades entre gru­pos etários nomeadamente o consumo inferior de produtos hortícolas nas crianças e de fruta nos adolescentes.

Embora este seja o grupo de alimentos consumido em maior quanti­dade diária, 52,7% dos indivíduos não cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400 g/dia (equiva­lente a 5 ou mais porções diárias). Este valor é superior em crianças e adolescentes, onde as percentagens de incumprimento atingem os 68,9% e 65,9%, respetivamente.

De realçar que a zona do país onde há maior consumo deste grupo de alimentos é o Algarve. Conclui-se também neste inquérito, que o consumo de fruta, não cumpre as recomendações da Roda dos Alimentos Portugueses, sendo inferior em vários grupos alimentares, incluindo o da fruta.

Estes dados reforçam as informações que de forma espontânea os nutricionistas vão recolhendo no seu dia a dia, na consulta individualizada e em acompanhamentos de grupos populacionais.

Por tudo isto, é impor­tante os nutricionistas abraçarem estratégias criativas e eficazes para aumentar a ingestão de fruta, principalmente, nas crianças e jovens, onde está comprovado o seu baixo consumo.

A inclusão de um pequeno copo de sumo de fruta 100% por dia, pode incentivar uma criança a ingerir mais fruta, quando ela rejeita o consumo de fruta fresca ou de forma a variar a forma como a ingere. Refira-se, porém, que esta opção não deve ser regra, mas sim mais uma opção saudável.

(Continua).

Nota: Este artigo foi publicado na edição n.º 23 da Revista Agrotec.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip