CONFAGRI nas III Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa

A CONFAGRI associa-se às III Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, que terão lugar na Cooperativa Agrícola de Penafiel, a 14 de Julho.

Para além da Cooperativa Agrícola de Penafiel, as Jornadas envolvem as Cooperativas Agrícolas de Paredes, Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras.

As cinco cooperativas, que abrangem mais de 3.000 cooperantes, onde predominam os pequenos agricultores, juntaram-se com o intuito de sensibilizar para a importância do Cooperativismo na agricultura familiar, de subsistência e de lazer que marca esta região, visando o diagnóstico, os desafios e as oportunidades deste atividade no Vale do Sousa.

A abertura das Jornadas está prevista para as 9h30, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento Rural, Susana Oliveira.

Segue-se, às 9h45, o 1º Painel, subordinado ao tema “Agricultura, Novas Oportunidades”, onde se abordará a cultura de frutos vermelhos, a produção e comercialização de citrinos, a produção e comercialização de espargos e a produção de fumeiro.

Às 10H45, no 2.º painel, sob o tema “Novos Desafios”, intervirá Isabel Santana, da CONFAGRI, que fará uma exposição sobre a Formação Profissional Agrícola, seguindo-se as questões do Mercado Local e da Gestão sustentada da floresta.

O 3º Painel, marcado para as 11h30, incidirá sobre a “Nova Visão para a Agricultura da Região”, tendo por intervenientes o Professor Arlindo Cunha, para falar da Agricultura Familiar e das Perspetivas para a Agricultura Portuguesa nos próximos anos, e o Secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva, que abordará o tema “Cooperativismo – Novos Desafios”.

As Jornadas encerram às 12h45, com a presença do Presidente da Cooperativa Agrícola de Penafiel, Vitorino Ferreira; do Presidente da AGROS, José Capela; do Presidente da CONFAGRI, Comendador Manuel dos Santos Gomes e do Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa , culminado com um almoço convívio, às 13h30, com produtos regionais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip