Como utilizar imagens espaciais na agricultura?

No dia 2 de julho, terça-feira, a partir das 10 horas, o Instituto Pedro Nunes (IPN) promove, no Auditório do Edifício D, em Coimbra, o workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” no âmbito do programa europeu INNOACE.

agricultura

A formação, que se destina preferencialmente a produtores, empresários e alunos universitários, «tem ainda interesse para agentes com responsabilidades na área da monitorização ambiental e organizações públicas com responsabilidades na monitorização e fiscalização da ocupação do solo (agricultura, água, extração de inertes, etc…)», realça a organização.

A inscrição na iniciativa é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis, e pode ser feita aqui.

O programa da sessão está dividido em dois momentos, com a manhã dedicada à exposição de conceitos, nomeadamente de deteção remota, tecnologia de monitorização local baseada em redes de sensores sem fios, e apresentação de soluções tecnológicas complementares.

Especificamente destinada a produtores e empresários, a tarde terá uma dimensão prática, explorando como poderão ser utilizadas as imagens de satélite no âmbito das suas atividades e do INNOACE.

O workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” é organizado pelo Instituto Pedro Nunes, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Beja, Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura e Institución Ferial de Extremadura.

O INNOACE é um projeto europeu que tem como objetivo geral fortalecer o tecido empresarial, criando sinergias entre empresas e centros de I+D+i, que permitam levar a cabo ações de transferência e validação precoce de produtos e serviços mediante processos de inovação aberta, bem como fomentar o processo de descoberta do empreendedor nas áreas chave da especialização inteligente da região EUROACE (agrupamento integrado das regiões Alentejo, Centro de Portugal e a Comunidade Autónoma da Extremadura em Espanha).

O INNOACE tem como objetivos incrementar as competências e conhecimento tecnológico das atividades agrícolas, ambientais e da administração pública local, tendo como suporte as imagens de satélite, nomeadamente as imagens obtidas pelos satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), programa Copernicus combinadas com sensores locais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip