Comissão Europeia deve fazer mais em matéria de segurança alimentar

Os membros da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu aprovaram, por 31 votos a favor e 9 votos contra, uma proposta do eurodeputado Paolo De Castro, que defende que a Comissão Europeia (CE) devia fazer mais em matéria da segurança alimentar.

No documento pode ler-se que a CE deve aproveitar a Expo 2015, em Milão, para servir de alavanca a um plano que promova práticas agrícolas mais eficazes e sustentáveis, aumentando a transparência da cadeia alimentar e lutando contra os desperdícios alimentares.

Os eurodeputados convidaram também os Estados-membros da UE a promover modos de vida saudáveis e designar o ano de 2016 como ano mundial de luta contra os desperdícios alimentares.

Mesmo sendo um direito fundamental do ser humano (o acesso à comida), ainda existem muitos milhões de pessoas subnutridas, pelo que um setor agrícola próspero, forte e durável é fundamental para colmatar esse problema.

Conscientes da desflorestação que avança em vários continentes, os eurodeputados querem lançar um debate sobre este tema, de modo a encontrar as melhores soluções de equilíbrio para essas zonas.

O programa mais ambicioso vai, no entanto, para a luta contra os desperdícios alimentares.

Atualmente, os desperdícios alimentares, por ano, na UE, estão estimados em 89 milhões de toneladas, ou seja, 179 kg por habitante. Se não forem tomadas medidas urgentes, estima-se que este valor possa aumentar 40% até ao ano de 2020.

Por este facto, convidam os Estados-membros a avançar com medidas a todos os níveis da cadeia alimentar.

O lema da exposição mundial de Milão é "alimentar o planeta".

Fonte: Agroinfo

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip