Cabo Verde quer aumentar consumo de frutas e legumes
O Governo de Cabo Verde, através dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Rural, em parceria com a FAO e a OMS, promovem, esta semana, na cidade da Praia, um workshop subordinado ao tema `Consumo de frutas e legumes para uma melhor saúde’.
De acordo com as projeções sobre os padrões de consumo de frutas e hortaliças em Cabo Verde, constata-se que o consumo per capita de hortaliças é de 53kg/ano, 29kg/ ano para as frutas e 21kg/ano para as raízes.
O consumo de frutas e hortaliças em Cabo Verde, calculado em cerca de 282 gramas/dia, está abaixo dos 400 gramas/dia recomendados pela FAO, fazendo pressupor um grande potencial para o aumento, caso seja promovido, do consumo através de campanhas de sensibilização da população, no sentido de adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
Segundo uma nota do Governo, «Cabo Verde tem feito esforços consideráveis para melhorar o estado nutricional da sua população».
«No entanto, o país deve agora reforçar a acessibilidade e a consciência de uma dieta saudável e equilibrada, para atingir a eliminação sustentável das deficiências em micronutrientes e para conter as doenças crónicas não transmissíveis relacionadas com a alimentação», pode ainda ler-se no documento.
Fonte: A BOLA.