Beira Interior é palco do décimo Fórum Regional de Enoturismo APENO – Ageas Seguros

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), continuam a sua caminhada em prol do Enoturismo, abrindo as portas aos agentes económicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas para se debaterem os problemas e as soluções num setor que cresce de ano para ano a nível nacional. São os Fóruns Regionais de Enoturismo que têm viajado por vários pontos do país.

Depois dos nove primeiros e bem sucedidos fóruns que decorreram na região de Lisboa, na região do Tejo, na região de Setúbal, na região do Alentejo, na região do Algarve, na região do Dão e da Bairrada, na região dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa e na região do Douro e Trás-os-Montes, novembro é o mês de acolher o Fórum Regional de Enoturismo da Região da Beira Interior. É já no próximo dia 14, no Solar dos Vinhos da Beira Interior, no Largo das Freiras, na Guarda.

Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão, desta vez, é abrir portas a ciclos de debates, em que o foco é discutir os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.

Como primeira associação nacional dedicada em exclusivo ao setor, a APENO, em parceria com a Ageas Seguros, convida assim os agentes económicos das várias regiões vitivinícolas nacionais para debaterem o Enoturismo no mesmo palco, em sessões abertas ao público em geral. A APENO viajará de terra em terra para ouvir os principais problemas das diversas regiões e para encontrar, em conjunto, novas abordagens para se fazer o melhor Enoturismo.

"É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor de Enoturismo, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante, próxima e emocional", reforça Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

Objetivo: criar bases sólidas para o Enoturismo

"A APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial", afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.

"Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Nestas sessões, que fazemos em conjunto com a Ageas Seguros, nossa empresa parceira, e com as CVRs de cada região, ainda teremos uma sessão de formação relacionada com a Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo, assim como uma mesa redonda que irá reunir agentes económicos com espaço para debate. Tenho a certeza que o resultado será muito positivo", remata Maria João de Almeida.

O décimo destes Fóruns Regionais é assim dedicado à região da Beira Interior, no próximo dia 14 de novembro, pelas 14h30, no Solar dos Vinhos da Beira Interior, no Largo das Freiras, na Guarda.

"O enoturismo é um produto turístico estratégico para o Centro de Portugal, diferenciador e que apresenta um elevado potencial de crescimento. Estou certo de que o Fórum Regional de Enoturismo da Beira Interior vai ser um palco privilegiado para reflexões importantes sobre as estratégias e os desafios do setor, à semelhança dos fóruns idênticos que já se dedicaram a outras regiões vitivinícolas. A Beira Interior é uma região onde existe uma ligação próxima com as vinhas e o vinho e que proporciona experiências gratificantes aos visitantes. É um território que possibilita, como pouco, a conjugação entre os bons vinhos e a descoberta da magnífica natureza e do excecional património humano envolvente", como afirma Raul Almeida, Presidente do Turismo do Centro de Portugal.

Já para Rodolfo Queirós, Presidente da CVR da Beira Interior, "este fórum é muito importante para a nossa CVR, não só pelo desenvolvimento que o Enoturismo tem trazido a todas as regiões, mas também pela identificação de novas ideias, de novos caminhos para o setor que a APENO pode trazer para a região da Beira Interior em concreto. Além disso, este é um território diferenciador de todos os outros, uma vez que conta com mais de uma dezena de aldeias históricas, aldeias de xisto, o Geoparque da Serra da Estrela, o Geoparque do Tejo Internacional ou os Passadiços do Mondego. Dada a nossa proximidade com Espanha, recebemos também, cada vez mais, enoturistas espanhóis, que nos têm procurado não só por estas atrações locais, mas também pela nossa gastronomia e pelos nossos vinhos e que muito têm feito, em conjunto com os turistas nacionais, pelo Enoturismo da região".

Esta é uma sessão de trabalho onde se irá debater o Enoturismo da região da Beira Interior, com o seguinte programa:

  • 14h30 - Abertura de portas e receção dos convidados.
  • 15h00 - Apresentação da Associação Portuguesa de Enoturismo APENO (missão, vantagens e atividades) – Membros da Direção da APENO
  • 15h45 - Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo – Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.
  • 16h30 - Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO (um projeto já em desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional) -  Adelino Abrantes – Consultor Comercial e Editorial APENO.
  • 17h00 - Debate: Reflexões de Enoturismo: As necessidades do setor - uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região da Beira Interior.

Oradores:

  • Pedro Carvalho - Diretor Comercial da Quinta dos Termos;
  • Raul Almeida - Presidente do Turismo do Centro de Portugal;
  • Rodolfo Queirós - Presidente da CVR da Beira Interior;
  • Tiago Cristóvão - Diretor Comercial da Quinta do Cardo.

Todos estes momentos terão espaço para perguntas e respostas dos convidados presentes, com a moderação de Maria João de Almeida, Presidente da APENO.

Para participar nestes Fóruns Regionais, pode fazer a sua inscrição através do site da APENO Fórum Regional de Enoturismo da Beira Interior.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip