Azeite italiano continua a liderar mercados dos EUA, Austrália e Canadá

Azeite italiano

O presidente da União italiana de Associações de Produtores de Azeite (UNAPROL), declarou que Itália ocupa uma posição líder no mercado de muitos países, sobretudo naqueles onde foram realizadas campanhas de promoção da alta qualidade italiana.

O responsável assinalou que no período entre janeiro e outubro de 2014, o saldo da balança comercial confirmou o sinal positivo que ultrapassou os 23 milhões de euros.

As importações alcançaram as 528 mil toneladas com um valor de 1.121 milhões de euros, enquanto as exportações ascenderam a 349 mil toneladas por um valor de 1.144 milhões.

A balança comercial par ao azeite virgem e virgem extra também apresenta sinais positivos, com um aumento de 13% em volume e dois por cento em valor.

No que diz respeito às quotas de mercado, em 2014 a Itália ocupou o primeiro lugar nos Estados Unidos da América (EUA) com 47% e com 44% na Austrália. No Canadá, o azeite italiano representa 70% do mercado, na Coreia os produtos italianos estão em segundo, com 19% do mercado e um aumento de 43% face a 2013.

No Japão também ocupa o segundo lugar com uma quota de 42%, mas como líder por valor do produto importado. Detém o primeiro posto por quantidade, com 74%, e valor em Hong Kong. Na Rússia, o azeite italiano representa 29% do mercado, com um crescimento de 33% em relação a 2013.

Na Índia, ficou em segundo no primeiro semestre de 2014 com uma quota de mercado de 25%. A Itália também é líder em Singapura, com 43% do mercado e uma progressão de 13% no que diz respeito a 2013.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip