Autarquia de Leiria duplica hortas biológicas no concelho

hortas urbanas

A Câmara de Leiria irá lançar em breve vários talhões no perímetro urbano da cidade naquela que é uma aposta da edilidade na agricultura biológica.

Em comunicado, o município da cidade do Lis informa que aos 23 talhões que estavam já a ser utilizados há um ano na encosta do castelo no âmbito do projeto “Hortas Verdes”, juntam-se agora na Quinta da Gordalina outros tantos participantes.

O vereador dos Espaços Verdes, Lino Pereira, considera, no mesmo comunicado que «por ano, tencionamos semear mais talhões pela cidade, de forma a potenciar o que conseguimos fazer aqui: dar condições para trabalhar na agricultura biológica, aproveitando a proximidade de centenas de habitações».

O espaço, com 36 talhões com 35 metros quadrados cada, começou esta semana a ser ocupado por 23 pessoas/famílias, sendo que a 11 de abril está já agendada a primeira ação de formação em agricultura biológica.

Um dos objetivos municipais é tratar dos espaços existentes nas áreas urbanas, mantendo-os com utilidade envolvendo os munícipes.

O projeto “Hortas Verdes”, promovido pela Câmara de Leiria, disponibiliza espaços dedicados à agricultura biológica que podem ser arrendados pelos munícipes, após candidatura.

Os utilizadores das Hortas Verdes de Leiria podem cultivar qualquer conjunto de produtos desde que se enquadrem na categoria de hortícolas, ervas aromáticas e medicinais.

A autarquia informa ainda que todos os utilizadores terão formação inicial em agricultura biológica, por forma de garantir que adquirem competências para a prática de agricultura biológica.

A iniciativa visa a «adoção de boas práticas agrícolas, com especial relevância para as práticas culturais biológicas, bem como um meio de apoio à subsistência alimentar das famílias», sublinha o município.

Foto: Câmara de Leiria 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip