Associação de produtos biológicos reúne com produtores

O presidente da Associação de Retalhistas de Produtos Biológicos (ARBIO), Ângelo Rocha, esteve no dia 30 de maio em Idanha-a-Nova onde se reuniu com produtores biológicos do concelho e outros em processo de conversão.

biologico

O representante das lojas portuguesas de produtos biológicos ficou com uma excelente impressão do que viu: «Idanha-a-Nova tem tudo para se tornar no centro de desenvolvimento da agricultura biológica em Portugal, porque tem condições muito favoráveis ao nível do clima e dos solos e a começa ter uma dinâmica igualmente favorável», disse.

Ângelo Rocha, que também é gerente da maior loja portuguesa de produtos biológicos, a Miosótis, em Lisboa, teve a oportunidade de visitar e contactar com produtores de hortícolas, queijo, ervas aromáticas, azeite, pão, carne, enchidos, sementes, mirtilos, vinho, óleos essenciais e produtos de cosmética, entre outros.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acompanhou a visita e explicou que existe no concelho «uma estratégia de eficiência coletiva que une os produtores, alguns já certificados como bio e outros com o processo em curso, para, em conjunto, poderem estar nos mercados nacionais e internacionais com produtos de altíssima qualidade».

De acordo com a ARBIO, o negócio dos produtos biológicos em Portugal cresce 20% ao ano e, em média, abre uma nova loja por mês. A visita do responsável desta associação terminou com um jantar biológico que juntou à mesa produtores de Idanha-a-Nova, com a colaboração da Escola Superior de Gestão. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip