Associação de Produtores Agrícolas de Precisão celebra financiamento da Barragem do Pisão

«O passado dia 30/07/2021 foi um dia muito importante para o Alto Alentejo. Foi o dia em que o Governo assinou o contrato de financiamento para a “Barragem do Pisão”. É sem dúvida um dia de alegria para a APAP (Associação de Produtores Agrícolas de Precisão).

A 28/12/2017, num período de ferias natalícias, a APAP conseguiu juntar em reunião da CIMAA os 15 autarcas, apresentando-lhes um Power Point com o ponto de situação de tudo o que tinha sido feito desde 1957, com as ideias que tínhamos para este projeto bem como justificar a importância deste projeto para uma região cada vez mais abandonada dentro do novo Alentejo profundo.

Conseguimos nos meses seguintes a reformulação do estudo que justificava a construção de uma mini-hídrica. Efetuámos um relatório de inspeção da Barragem de Póvoa e Meadas que entregamos à CIMAA bem como ao Presidente da República e que mostra a necessidade de uma alternativa para o abastecimento público de 8 dos 15 conselhos do nosso distrito.

Conseguimos, em especial com a AADP (Associação Agricultores do Distrito de Portalegre) e com outras associações que nos apoiassem e ajudassem a desenhar um caminho que em tantas outras vezes falhou.

Ajudamos a criar com a AADP a Associação de regantes da Barragem do Pisão a qual em breve irá iniciar funções.

Pisão

Durante meses percebemos que a “Barragem do Pisão” não era vista com bons olhos por alguns, mas nunca baixamos os braços e continuamos a ter várias reuniões com secretários de estado e ministros, promovendo reuniões com os agricultores e dando mãos ao projecto Melhor Alentejo, com o sentido justificar que está obra seria fundamental para mudar o paradigma de uma região.

Em 2019 vimos a “Barragem do Pisão” ser anunciada pelo Governo da República, pela 4 vez e hoje vimos o Governo da República assinar o contrato de financiamento para a “Barragem do Pisão”.

Em 2019 dissemos aos desconfiados das nossas intenções que não procurávamos holofotes, mas sim ajudar a tornar este projeto uma realidade. Hoje o nosso discurso mantém-se! Parabéns distrito de Portalegre! Parabéns à equipa da CIMAA, aos autarcas do distrito, ao ex. presidente da CM Campo Maior e atual Secretario de Estado e aos autarcas da Região que se souberam unir num desígnio comum. Igualmente a uma equipa ministerial que soube ler os problemas existentes e em boa hora encontrou soluções.

Mas o nosso especial agradecimento vai para a sociedade civil do Norte Alentejo que, sem alaridos, sem holofotes, fazendo o trabalho da formiguinha, não deixando para os outros aquilo que lhe competia, soube levar a água ao moleiro para que este a pusesse no moinho.

Esta obra a concluir-se (ainda há muitas montanhas para subir e muitos precipícios a evitar) mostra a todos que a sociedade civil, as organizações da lavoura, a academia e as pessoas de boa vontade, conseguem sempre aquilo que tecnicamente é possível economicamente é suportável, socialmente é inadiável e que trás mais valias muito importantes para uma região em profunda desertificação.

Todos gostamos de saber que os nossos impostos são aplicados em obras de enorme importância para a nossa região. Mas não nos esqueçamos, todos os que lutaram e vão ser beneficiados, que depois de tudo isto ainda falta o mais importante: por toda a estrutura de armazenamento de água e as valências do seu uso em aplicação. O distrito de Portalegre tem uma pequena obra hidroagrícola abandonada há dezenas de anos! Este Pisão não pode ser assim! Vamos mostrar que estas gentes são diferentes!»

Fonte: APAP

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip