AMPV propõe criação de Associação Ibérica de Museus do Vinho

Representantes dos principais museus e centros temáticos ligados à vinha e ao vinho de Portugal e de municípios de norte a sul do país vão sentar-se à mesa no próximo dia 29 de junho, para uma reunião da Rede de Museus do Vinho - projeto impulsionado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O principal objetivo passa por fortalecer «a relação e criar novas parcerias entre os espaços museológicos relacionados com a vinha e o vinho».

Um dos temas centrais desta reunião, marcada para as 15h00, no Museu do Vinho da Bairrada (Anadia), é a criação de uma Associação Ibérica de Museus do Vinho, proposta pela AMPV com o intuito de incutir uma maior dinamização aos espaços museológicos de Portugal e Espanha.

A AMPV entende que «os museus e centros temáticos com coleções ligadas à vinha e ao vinho são parte integrante do património histórico e cultural dos territórios, assumindo um papel fundamental na preservação e divulgação das atividades rurais e da própria cultura etnográfica».

Em comunicado diz reconhecer igualmente «o trabalho e o esforço que os municípios portugueses têm feito na criação e dinamização de espaços museológicos ligados ao vinho, sendo que a maioria dos municípios associados da AMPV têm museus municipais que abordam esta temática».

O projeto de criação da Associação Ibérica de Museus do Vinho está a ser desenvolvido em parceira com a Associação de Museus do Vinho de Espanha e tem como objetivos primordiais criar uma dinâmica de cooperação entre os museus do vinho de Portugal e Espanha, promover o intercâmbio de informações e coleções, estabelecer parcerias na organização de eventos e contribuir para a afirmação do potencial turístico dos territórios. 

Saiba mais aqui: 

AMPV quer criar associação ibérica de Museus do Vinho

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip