AMPV quer criar Associação Ibérica de Museus do Vinho

No seguimento do projeto da Rede de Museus do Vinho, a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho pretende «incutir uma maior dinamização aos espaços museológicos de Portugal e Espanha», com a criação de uma Associação Ibérica de Museus do Vinho.

Em comunicado enviado às redações, a AMPV salienta que a constituição desta associação «será o tema central da reunião» que a Rede de Museus do Vinho irá realizar no dia 29 de junho, no Museu do Vinho da Bairrada, na Anadia.

O encontro vai reunir representantes dos principais museus e centros temáticos relacionados com a vinha e o vinho de Portugal, entre os quais o Museu do Douro.

«A AMPV entende que os museus e centros temáticos com coleções ligadas à vinha e ao vinho são parte integrante do património histórico e cultural dos territórios, assumindo um papel fundamental na preservação e divulgação das atividades rurais e da própria cultura etnográfica», acrescenta a nota.

O projeto de criação da Associação Ibérica de Museus do Vinho está a ser desenvolvido em parceira com a Associação de Museus do Vinho de Espanha.

Tem como objetivos primordiais «criar uma dinâmica de cooperação entre os museus do vinho de Portugal e Espanha, promover o intercâmbio de informações e coleções, estabelecer parcerias na organização de eventos e contribuir para a afirmação do potencial turístico dos territórios». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip