Agroglobal reúne profissionais da floresta detida por 400 mil proprietários e que gera mais de 100 mil empregos

A The Navigator Company, como empresa associada da Biond - Associação das Bioindústrias de Base Florestal, vai marcar presença na IX edição da Agroglobal, a maior feira profissional de agricultura e agronegócio nacional, que contará com a presença de vários profissionais da fileira florestal em Portugal, da qual fazem parte um total de 400 mil produtores florestais. A feira irá decorrer entre os dias 5 e 7 de setembro, no CNEMA, em Santarém.

No primeiro dia, a Biond promove uma conferência sobre “A Floresta sustentável e de precisão - mais resiliência e mais produtividade”, que irá decorrer pelas 10h00 no auditório Biond, com um painel intitulado “A Floresta do Futuro”, que contará com a participação de João Lé, Administrador Executivo da The Navigator Company. A sessão terá ainda como oradores Pedro Britto, do Forestwise, Reinaldo Gomes, do INESC TEC Plataforma Tec4 – Agrofood e António Oliveira, da Organização Florestal Atlantis.

As florestas são a principal ocupação do solo em Portugal e apresentam uma elevada diversidade – pinheiro 35%, eucalipto 27%, montado (sobreiro e azinheiras) 24% e outros 14%. Além disso, as florestas plantadas e, em particular, as de eucalipto lideram a capacidade sequestro de carbono, contribuindo para enfrentar os desafios da descarbonização.

Por outro lado, num país dominado por assimetrias regionais, a economia da floresta reúne um potencial ímpar de fixação das populações, nomeadamente no mundo rural, contribuindo para a coesão territorial e para desenvolvimento socioeconómico. As cerca de 24 mil empresas da fileira florestal – 10 mil da indústria, 8 mil na silvicultura e 6 mil nas atividades de comércio de base florestal, representando 2% do total nacional de empresas - são responsáveis por cerca de 100 mil empregos diretos. De referir que a fileira florestal representa 9% das exportações nacionais, sendo que o setor da pasta e papel contribui com 51% desse total.

A atividade florestal é, assim, um elemento fundamental para garantir o interesse dos proprietários florestais em gerir e cuidar dos terrenos, contrariando a tendência de abandono do território e mitigando os riscos de incêndio inerentes à floresta sem gestão ativa. Neste âmbito, a Navigator tem vindo a desenvolver uma relação de parceria com produtores e proprietários florestais, assente na partilha de conhecimento e em ações pedagógicas em torno dos valores da gestão florestal sustentável, produtividade e certificação.

Além disso, todos os serviços que a The Navigator Company necessita nas áreas que gere são subcontratados a empresas locais, exceto quando não existem, contribuindo para a economia rural e para desenvolver um setor de prestação de serviços em torno da floresta.

Ao longo dos três dias da feira, a Biond estará presente com um espaço sobre a fileira do eucalipto dando a conhecer as últimas novidades do setor, programas de apoio e o papel central que a floresta representa na economia portuguesa, nomeadamente no seu contributo para as exportações nacionais, descarbonização das atividades económicas (através do sequestro efetivo de CO2) e para a nova geração de bioprodutos à base do eucalipto.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip