AEP lança guias e ferramentas digitais gratuitas para os mercados asiáticos

No âmbito do projeto Next Challenge Asia, a AEP – Associação Empresarial de Portugal – vai realizar, no dia 22 de março, pelas 9h30, um seminário online para a apresentação e promoção dos guias e ferramentas digitais, com vista a apoiar as PME portuguesas no seu processo de internacionalização para três dos mais importantes mercados asiáticos – Japão, Coreia do Sul e China.

O programa, que contará com as boas-vindas de Paulo Vaz, Administrador das Áreas de Negócio da AEP, terá início com a apresentação dos guias digitais que integram informações essenciais para as empresas que pretendem exportar para o Japão, Coreia do Sul e China, feita por Carlos Lacerda, da CH Business Consulting. Os três guias digitais (um por mercado-alvo), reúnem, entre outras, informações regulamentares específicas para o acesso aos mercados e vão permitir às empresas consultar informação sobre os mercados/Fileiras e indicações sobre como obter, a cada momento, informação atualizada.

Segue-se a apresentação e demonstração, por Carlos Lacerda e Rafael Silva da CH Business Consulting, das três ferramentas digitais criadas para facilitar o acesso e conhecimento destes mercados asiáticos às PME portuguesas que exportem ou pretendam exportar para estes países. Estas ferramentas irão funcionar gratuitamente como instrumentos de pesquisa de mercado, autodiagnóstico do grau de maturidade e apoio na definição da estratégia da empresa para a internacionalização, baseada em informação relevante sobre as características do tecido empresarial de cada um dos países.

Business Intelligence, é a primeira dessas ferramentas e dedica-se à caracterização dos três mercados, permitindo às empresas comparar e identificar oportunidades e características chaves de cada um, por forma a auxiliar na tomada de decisão.

Através da Business Knowledge é possível diagnosticar o nível de preparação atual, no que concerne aos fatores críticos de sucesso, para iniciação de um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. Os utilizadores precisam apenas de responder a um inquérito sobre seis tópicos essenciais – conhecimento, capital humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão internacional.

A terceira ferramenta é a Business Strategy, e dedica-se à preparação do plano estratégico individual de abordagem aos mercados através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e estabelecimento de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resultará uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.

Estas ferramentas podem ser utilizadas em separado ou em conjunto, sendo que a utilização das três irá assegurar uma tomada de decisão mais eficiente e completa.   

«Estas ferramentas serão uma mais-valia para as PME que exportam ou querem exportar para estes mercados asiáticos, uma vez que contribuem para a tomada de decisões mais informadas, permitindo a criação de uma estratégia de abordagem ao mercado mais sustentada e sólida», refere Jorge Marcolino, Diretor da área internacional da AEP, a quem caberá a responsabilidade de encerrar este seminário.

O Next Challenge Asia destina-se a micro, pequenas e médias empresas portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Infraestruturas (Água e Energia) e Materiais de Construção que exportem ou pretendam iniciar a sua expansão para os exigentes mercados japonês, sul-coreano e chinês, mas também como uma iniciativa de promover o potencial e posicionamento dos produtos portugueses no mundo.

O projeto Next Challenge Asia é promovido pela AEP e cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Inscrições para o seminário em Seminário online | Apresentação de Guias Digitais e Ferramentas
Mais informações sobre o projeto em www.aepnextchallengeasia.com   

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip