A evolução da produção de kiwi em Portugal

Os primeiros pomares de kiwi foram instalados em Portugal na década de 80 do século passado, mantendo-se a produção estável até 2009, ano em que a produção mais que duplicou (passou das 10 998 toneladas para 26 927 toneladas), motivada pelos apoios ao investimento agrícola, nomeadamente o ProDeR, e pela melhoria das técnicas culturais.

kiwi

Por: Alexandra Gomes

Entretanto, em 2010 foram identificados os primeiros casos de PSA (Pseudomonas syringae pv. Actinidiae), bactéria que causa debilidade na planta, aborto floral e consequentemente quebra na produção.

Um outro fator de quebra de produção na fileira foi a proibição, por parte da Comunidade Europeia, do produto comercial dormex, à base de cianamida hidrogenada, um regulador de crescimento que atuava na quebra de dormência do kiwi, uva e outras fruteiras, contribuindo para uma rebentação mais uniforme. Desde então a produção tem sido mais irregular, devido aos invernos quentes e primaveras atípicas que diminuem a produtividade e favorecem o aparecimento da PSA.

O sector tem mantido um crescimento estável na área plantada estando neste momento dos 2 736 ha, com 70% da área na região do Entre Douro e Minho, 29% na região da Beira Litoral e 1% noutras regiões. Em 2017 houve um crescimento de 270 ha, sendo o segundo maior crescimento em área desde 2013, ano em que a área aumentou 432 ha.

Atualmente, e com a falta de frio invernal e primaveras atípicas que potenciam a quebra de produção e a PSA, a produtividade média dos pomares de kiwis nacionais ronda as 15 toneladas por ha, contudo a produção irá aumentar, fruto dos novos pomares instalados nos últimos anos e que ainda não entraram em produção. Tendo em consideração a produtividade atual podemos esperar um aumento na produção, sendo expectável atingir as 41 000 toneladas até 2022.

O trabalho da APK

Fundada a 11 de março de 2004 a APK – Associação Portuguesa de Kiwicultores – é uma associação de fileira composta por uma equipa multidisciplinar de técnicos, agricultores e entrepostos dedicados à cultura do kiwi, com o objetivo de a tornar numa fileira de referência, moderna, organizada e notável em Portugal e além-fronteiras.

A APK mantêm-se também focada em desenvolver e promover ações de formação e outros eventos, de cariz técnico, mais vocacionados para os produtores.

Em constante melhoria, a APK organiza, de forma regular, eventos que procuram valorizar a formação dos seus associados e potenciar a valorização do kiwi de Portugal. Prova disso são os trabalhos científicos, já terminados e a decorrer, para o controlo de doenças e caraterização organolética e nutritiva do kiwi nacional. Não menos importante, a Associação está a promover a abertura de novos mercados internacionais para um escoamento valorizado do kiwi de Portugal, antecipando- se assim ao previsível aumento de produção no curto-médio prazo.

A APK representa cerca de 80% da produção nacional de kiwis, e é a voz interna da fileira junto dos vários organismos nacionais, públicos ou privados, e a voz externa que a representa em eventos internacionais, como é o caso da IKO (Internacional Kiwifruit Organisation).

Outro dos seus focos é a promoção e o desenvolvimento do produto e da marca Kiwis de Portugal, com o objetivo de colocar a produção dos mesmos numa posição de destaque. É também sua missão estimular o desenvolvimento de condições de produção e comercialização bem definidas, que garantam os padrões de qualidade com identidade reconhecida e elevada aceitação pelos mercados.

Nota: Artigo publicado originalmente na Agrotec 33

Solicite a nossa edição impressa

Contacte-nos a seguir dos seguintes endereços:

Telefone: 220 962 844

E-mail: info@booki.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip