4,4% das frutas e legumes importados não estão conforme legislação europeia

Em 2014, 4,4% dos controles efetuados pela Comissão Europeia (CE) a frutas e legumes provenientes de países terceiros, revelaram não estarem conforme as normas fitossanitárias da União Europeia (UE), o que levou à apreensão desses produtos.

Bruxelas publicou, recentemente, a lista dos produtos que foram sujeitos a inspeção.

Ao todo, foram inspecionados 100 mil lotes de frutas e legumes chegados às fronteiras da UE, sendo que 11 mil foram objeto de análises laboratoriais que indicaram 496, ou seja, 4,4%, não conformes com a legislação europeia.

Um valor, contudo, superior a 2013, onde a percentagem de lotes não conformes foi de 4,1%.

Ainda assim houve uma melhoria em certos produtos, que acabaram por ser retirados da lista de produtos suspeitos, como as toranjas da China (testadas para resíduos de pesticida), as laranjas do Egito (também testadas para resíduos de pesticida), a menta e o basílico da Tailândia (testados para Salmonella), o caril da Índia (testado para aflatoxinas) e os morangos congelados da China (testados para norovírus e a Hepatite A).

Recorde-se que foram incluídos novos produtos na lista dos suspeitos, como as beringelas e o aipo da China, os espargos do Cambodja, as uvas de mesa do Peru, as folhas de parreira da Turquia, as pitaias do Vietname, as folhas de bitel da Índia e da Tailândia, os grãos de sésamo da Índia, os enzimas da Índia, os amendoins do Sudão e as ameixas secas da Turquia.

A CE informa ainda que os produtos constantes desta lista são sujeitos a inspeções regulares à entrada nas fronteiras da UE. 

Fonte: Comissão Europeia

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip