Vindima da UE pode aumentar 2% esta campanha

O Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, publicou novos valores sobre a vindima para este ano, que mostram um aumento da produção em 2,7% para toda a União Europeia (UE) dos 28, em comparação com a de 2014.

Este aumento deve-se, em parte, às condições climatéricas favoráveis registadas em muitos Estados-membros.

O presidente do grupo de trabalho do “Vinho” do Copa-Cogeca, Thierry Coste, declarou que este ano registou-se uma boa colheita na maioria dos países, tanto pelos bons rendimentos como pela qualidade», alcançando os 171,2 milhões de hectolitros frente aos 166,7 milhões do ano anterior, mas ainda inferior em relação aos níveis de 2012-2013.

Em particular, a produção subiu nos grandes países produtores, como a França, com 47,7 milhões de hectolitros e Itália, com 50,3 milhões.

Também com aumentos significativos na Polónia, Bulgária, Hungria, República Checa, Eslovénia, Croácia, Áustria e Portugal.

No entanto, algumas zonas de Espanha, um grande país produtor, foram afetadas pela seca, pelo que a produção reduziu em 5,3%.

Estes dados de colheita, em conjunto com o crescimento pouco significativo das existências, prefiguram a manutenção do atual dinamismo da situação de mercado, tanto do ponto de vista dos fluxos comerciais, como dos preços, durante toda a campanha de comercialização, concluiu Thierry Coste.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip