Vespa do castanheiro: autoridades lançam alerta

O Ministério da Agricultura em colaboração com a Associação Portuguesa da Castanha (RefCast) estão a alertar os agricultores para o perigo da existência da Vespa das Galhas do Castanheiro.

castanheiro

Para tal, aconselham todos os agricultores, no caso de detetarem sintomas desta praga, que reportem a situação aos Serviços Regionais de Agricultura mais próximos (Zona Agrária) ou, no caso do município de Moimenta da Beira o Gabinete Florestal da autarquia pelo e-mailgflorestal@cm-moimenta.pt ou pelo telefone 935 520 111.

A Vespa do Castanheiro, originário da China, ataca as plantas do género da Castanea, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, podendo conduzir ao declínio e morte dos castanheiros.

O inseto foi detetado na Europa (Itália) em 2002 e já se expandiu a outros países, sendo os mais recentes a Espanha (Catalunha) e Portugal (Entre Douro e Minho) em 2014.

É atualmente considerada uma das pragas mais prejudiciais aos castanheiros em todo o mundo, e na Europa pode constituir uma séria ameaça à sustentabilidade de soutos, pomares e castinçais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip