Uruguai aumenta produção de soja e reduz aplicações de agroquímicos

soja

O estudo, intitulado “Impacto dos produtos fitossanitários na produção agrícola do Uruguai” concluiu que existiu uma redução da utilização de agroquímicos na soja, milho, arroz e no trigo.

O Uruguai está, assim, a conseguir aumentar a sua produção agrícola ao mesmo tempo em que diminui a aplicação de agroquímicos.

Esta é a conclusão de um estudo divulgado pela Câmara de Comércio de Produtos Agroquímicos do Uruguai (Camagro) e da autoria da consultora agropecuária Seragro.

O estudo refere que existiu uma redução da utilização de agroquímicos na ordem dos 44% na soja, 50% no milho, 35% no arroz e 5% no trigo.

Por outro lado, a produção agrícola do país multiplicou-se (em volume), de acordo com o relatório.

A redução do uso de produtos fitossanitários também se refletiu numa diminuição no custo do combustível e na logística para produção.

«Atualmente são gastos 60 milhões de litros de combustível pelo setor agrícola, mas se fosse usado o modelo de trabalho anterior, era gasto quase o dobro», afirma apontou Nicolás Lussich, da Seragro.

A explicação para esta redução, de acordo com o estudo, deve-se à nova forma de aplicar os agroquímicos, graças ao avanço da tecnologia, que permitiu ampliar as superfícies de culturas com um maior rendimento e produção. «Há um valor mais alto ao nível dos preços e rendimento», explica Lussich.

Fonte: Agrolink

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip