Universidade de Lisboa celebra Ano Internacional das Leguminosas

No Dia Mundial da Saúde, 1500 refeições de leguminosas serão servidas na Universidade de Lisboa para celebrar o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).

leguminosas

A ação de sensibilização realiza-se no Refeitório I da Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito do Ano Internacional das Leguminosas, em parceria com os Serviços de Apoio Social da ULisboa.

No período entre as 12h00 e as 15h00, os estudantes poderão optar por uma refeição de feijão preto com bifinhos de peru ou, na seção macrobiótica, por lentilhas e um hambúrguer de legumes.

Estas refeições serão servidas com a ajuda da atriz Anabela Teixeira, entusiasta da alimentação biológica, questões ecológicas e sustentáveis e hábitos de consumo responsável.

«O objetivo desta ação é sensibilizar a comunidade para os benefícios nutricionais das leguminosas para a saúde e incentivar os cidadãos a fazer escolhas alimentares mais conscientes», refere Hélder Muteia, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em Portugal e junto da CPLP, umas das organizações parceiras da iniciativa.

Para além de Hélder Muteia e de Anabela Teixeira, estarão presentes na ação um representante do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral da Saúde, e José Sousa Dias, diretor do MUHNAC-UL.

Apesar das suas inúmeras propriedades nutricionais e benefícios para a saúde, tem-se registado um decréscimo gradual no consumo mundial de leguminosas secas.

Estas tendências refletem, por um lado, as mudanças nos hábitos alimentares, mas também o facto de a produção não conseguir acompanhar o aumento populacional em algumas regiões e países.

Recorde-se que 2016 foi proclamado o Ano Internacional das Leguminosas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e um dos seus objetivos é incentivar o consumo deste conjunto de alimentos, promovendo a sua riqueza nutricional e importância para uma alimentação saudável e sustentável.

Esta ação é organizada pela parceria estabelecida entre o Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL) e o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra, para a celebração do Ano Internacional das Leguminosas em Portugal. 

Saiba mais sobre o Ano Internacional das Leguminosas aqui:

2016: o Ano Internacional das Leguminosas

Coimbra: Encontro Agroecológico debate Leguminosas

Tróia recebe em outubro Conferência Internacional sobre Leguminosas

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip