UNAC diz que rendimento da pinha é superior a 3%

pinha

O rendimento da pinha na campanha de 2015/2016 é superior a 3%.

A garantia é dada pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC) que, em comunicado, esclarece que uma das suas associadas, «a APFC – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, executou uma amostragem em oito propriedades dispersas pelo concelho de Coruche de modo a representar a totalidade da área de produção de pinha da região” e que “numa amostra de cerca de 759 kg de pinha verde foi obtido um rendimento médio da pinha em miolo de pinhão de 3,32%, com um valor mínimo de 2,60% e um valor máximo de 3,83%».

Assiim, vinca a UNAC, este resultado de rendimento médio de pinha em miolo de pinhão de 3,32% «está dentro dos valores históricos considerados normais, com rendimentos que variam entre 3,0% e 4,04%».

E acrescenta: «não é por isso justificável que o rendimento da pinha em miolo de pinhão seja utilizado como um fator de depreciação do preço de mercado da pinha. Reforçamos ainda que a determinação rigorosa da quantidade de pinha que se vende é o primeiro passo do processo de comercialização, pelo que a pesagem é a única forma que permite aferir a quantidade de pinha produzida e efetivamente comercializada».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip