UE vai produzir 1,3 milhões de toneladas de leite em 2015

Nos primeiros meses sem quotas leiteiras, em abril e maio de 2015, a produção de leite poderia ter aumentado cerca de dois por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com estimativas apresentadas pelo Observatório do Leite.

Para o período compreendido entre junho e dezembro de 2015, espera-se que a produção continue a crescer, mas mais lentamente, pelo que se estima um aumento de 1,6%.

Tendo em conta que durante o primeiro trimestre de 2015, as entregas de leite reduziram cerca de 1,2% no conjunto da União Europeia (UE), para uma adaptação à quota, o Observatório estima que em 2015 a produção de leite venha a crescer 0,9% frente a 2014, o que supõe uma subida de 1,3 milhões de toneladas de leite adicionais.

Contudo, este crescimento não será homogéneo em todos os países. O Observatório estima que das 1,3 milhões de toneladas, um milhão corresponde à UE dos 15, enquanto as restantes 300 mil dizem respeito à UE dos 13.

A produção de leite na UE está a crescer, apesar doa preços baixos, coberta pela ausência das quotas e graças ao aumento do número de vacas leiteiras e às boas condições verificadas para a forragem.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip