‘Turismo, Gastronomia e Vinho’ em debate em Vila Real

‘Turismo’, ‘Gastronomia’ e ‘Vinho’ voltam ao debate em mais uma edição do ‘Douro TGV’, evento que este ano acontece de 29 a 31 de maio, nos Claustros do Governo Civil de Vila Real, com acesso gratuito.

vinho

A organização está a cargo do Regia Douro Park e tem como objetivo acelerar o desenvolvimento concertado das três vertentes, esmiuçadas, dia a dia, pela ordem da respetiva sigla.

No primeiro dia, a 29 de maio, está em discussão o ‘Turismo’, sob a temática ‘Vila Real, porta de entrada para o Douro’.

A ‘Gastronomia’ dá mote ao dia seguinte, 30 de maio.

Depois do azeite, em 2018, a terceira edição do Douro TGV tem como protagonistas as oito ‘Carnes DOP do Douro e Trás-os-Montes’ – carnes de bovino Barrosã DOP, Maronesa DOP, Mirandesa DOP, o Cabrito Transmontano DOP, os ovinos Borrego Terrincho DOP, Cordeiro Bragançano DOP e Cordeiro Mirandês ou Canhonho Mirandês DOP e o Bísaro Transmontano ou Porco Transmontano DOP.

O Vinho, esse ocupa a manhã e a tarde de sexta-feira, dia 31 de maio, com um debate a versar os “primeiros” ‘30 Anos de DOC Douro’; e a ‘Mostra de Vinhos Douro TGV’.

Durante a mostra são, como é habitual, revelados os vencedores do ‘Concurso de Vinhos Douro TGV’, competição essa que acontece na véspera.

Quando criada, em 1756, a Região Demarcada do Douro tinha como foco e propósito a regulamentação do vinho do Porto.

Muitos anos depois, começaram a surgir os primeiros “vinhos de consumo” ou “vinhos de pasto”, mais tarde apelidados de vinhos do Douro, com alguns vinhos emblemáticos a surgir.

De uma forma mais “concertada”, os DOC Douro têm cerca de 30 anos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip