Tetra Pak distinguida na “Lista A” do CDP pelo seu trabalho no combate às alterações climáticas e gestão florestal

A Tetra Pak foi reconhecida pelo seu papel de liderança em transparência empresarial e desempenho no combate às alterações climáticas e gestão florestal pelo CDP, organização ambiental sem fins lucrativos, garantindo um lugar na sua prestigiada "Lista A" pelo quarto ano consecutivo.

A Tetra Pak é uma das poucas empresas que conseguiu um duplo "A", de um total de mais de 10.000 empresas que foram pontuadas com base nos dados submetidos através dos questionários sobre Alterações Climáticas e Florestas do CDP 2022.

O processo anual de divulgação e pontuação ambiental do CDP é amplamente reconhecido como a norma de ouro para a transparência ambiental das empresas. Em 2022, mais de 680 investidores com mais de 130 biliões de dólares em ativos e 280 grandes compradores, com 6,4 biliões de dólares em despesas de aquisição, solicitaram às empresas que divulgassem os dados sobre o seu impacto ambiental, riscos e oportunidades, através da plataforma do CDP. Participaram 18.700 empresas – um valor recorde.

O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar estas empresas, atribuindo uma pontuação de "A" a "D" - com base na abrangência da divulgação, sensibilização e gestão dos riscos ambientais e a demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como o estabelecimento de metas ambiciosas e significativas. As que não divulgam, ou fornecem informação insuficiente, são marcadas com um 'F'.

A pontuação do CDP para as florestas é conduzida através da análise de quatro produtos que causam a maior parte da desflorestação: madeira, produtos pecuários, soja e óleo de palma. As empresas precisam de obter um "A", em pelo menos um destes produtos de risco florestal, para ganharem um lugar na Lista A das Florestas.

Gilles Tisserand, Vice-presidente de Clima e Biodiversidade da Tetra Pak, afirmou: "Com os sistemas alimentares a serem responsáveis por cerca de um terço das emissões globais de GEE, os players globais, como nós, devem colaborar ao longo de toda a cadeia de valor para acelerar a ação. É por isso que estamos extremamente satisfeitos por sermos incluídos na "Lista A" do CDP pelo quarto ano consecutivo, uma vez que reconhece que estamos a tomar as medidas adequadas no combate às alterações climáticas e na minimização dos riscos de desflorestação"

"No contexto atual, dissociar o impacto climático e o crescimento económico é cada vez mais difícil, já que a transparência corporativa se consolida como o fator decisivo para o êxito empresarial, e com razão. Estamos conscientes do enorme caminho que temos de percorrer, 2(3) General mas é essencial que estejamos preparados para dar resposta à meta estabelecida de combate ao aquecimento global, para que este não provoque uma elevação de temperatura superior a 1,5ºC e, estamos plenamente comprometidos em desempenhar o nosso papel".

A dupla classificação "A" destaca o compromisso de longo prazo da Tetra Pak com a ação ambiental. Por exemplo, a empresa reduziu as emissões operacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 36%, em 2021, com 80% da eletricidade proveniente de fontes renováveis, além de acelerar o trabalho com os 44 fornecedores de matérias-primas que fazem parte da iniciativa "Junte-se a nós para proteger o planeta". Como parte das "20 ações para 2030" detalhadas no programa, a prioridade passa por reduzir a pegada de carbono em 50% até 2030. Outra iniciativa lançada pela Tetra Pak no início de 2022, pioneira no setor e que mais uma vez destacou a importância da colaboração no combate ao aquecimento global, foi a restauração de terras no Brasil, em colaboração com a ONG local Apremavi. O objetivo é recuperar até 7.000 hectares de Mata Atlântica, até 2030, para restaurar a biodiversidade, remover carbono e mitigar as alterações climáticas.

Além disso, em agosto de 2022, o objetivo da Tetra Pak de alcançar zero emissões líquidas de GEE em toda a cadeia de valor para 2050 foi aprovado pela iniciativa Science Based Target (SBTi). Para a empresa, isso significa uma redução de 46% das emissões absolutas de GEI de alcance 1, 2 e 3 para 2030, e uma redução de 90% no mesmo segmento para 2050. Para o futuro, a Tetra Pak estabeleceu mais compromissos ambiciosos, como reduzir para metade os resíduos de alimentos, o consumo de água e a pegada de carbono das suas linhas de processamento.

Dexter Galvin, Director Global de Corporações e Cadeias de Abastecimento do CDP, afirmou: "Parabéns a todas as empresas da Lista A deste ano; a transparência ambiental é um primeiro passo vital em direção a um futuro neutro em carbono, positivo para a natureza. Num ano de preocupações ambientais crescentes em todo o mundo - desde eventos climáticos extremos a perdas sem precedentes para a natureza - a necessidade de mudança transformacional, urgente e colaborativa é mais crítica do que nunca. Temos de descarbonizar metade das emissões globais de gases com efeito de estufa e eliminar a desflorestação até 2030, a par de alcançarmos a segurança da água no mesmo horizonte temporal – sem ultrapassar o aumento de temperatura, máximo, de 1,5°C, uma vez que isso seria prejudicial para a natureza. Uma vez que o CDP continua a elevar a fasquia no que é considerado liderança em relação ao clima, florestas e água, esperamos ver as ambições e ações das empresas da lista A - e as que querem fazer parte da lista - fazerem o mesmo".

A lista completa das empresas que fizeram parte da Lista A do CDP este ano está disponível aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip