Sonae implementa solução pioneira na Ibéria para pagamento antecipado a fornecedores com práticas sustentáveis

A Sonae estabeleceu um acordo inovador com o Banco Santander Portugal que vai permitir aos fornecedores do grupo abrangidos por este acordo anteciparem os seus recebimentos em condições vantajosas, tendo em conta critérios de sustentabilidade. A solução implementada, pioneira na Península Ibérica, vai garantir condições mais vantajosas para os fornecedores com melhor desempenho em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG), estando alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Sonae e o propósito de criar hoje um amanhã melhor, para todos.

De modo a auxiliar os seus fornecedores na gestão da sua tesouraria, a Sonae tem implementados acordos com instituições financeiras no âmbito dos quais estes podem celebrar livremente acordos que lhes permitem a antecipação de faturas. O novo protocolo de confirming acordado com o Banco Santander Portugal vai garantir, adicionalmente, que aqueles que apresentem um bom desempenho em indicadores ESG obtenham ainda melhores condições. O Santander é líder de financiamento em cadeias de abastecimento e na incorporação de critérios de sustentabilidade nos seus produtos.

João Dolores, CFO da Sonae, afirma: “Na Sonae vemos os nossos fornecedores como parceiros com quem percorremos um caminho comum, nomeadamente na implementação de formas sustentáveis de utilização dos recursos e na promoção de soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais que, juntos, enfrentamos na cadeia de valor. Este protocolo de confirming com base em critérios ESG é uma forma de premiar esse trabalho e reconhecer financeiramente as melhores práticas”.

A classificação de desempenho ESG dos fornecedores será feita de forma independente com apoio da EcoVadis, uma plataforma global líder na avaliação da performance de sustentabilidade de empresas. O acordo beneficiará inicialmente os fornecedores do Continente, da Worten, da MO e da Zippy, e será um importante passo para encorajar e consciencializar os seus fornecedores para a relevância cada vez maior de incorporar práticas de sustentabilidade nas suas operações, retirando um benefício financeiro relevante dessa incorporação.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip