Setores da suinicultura e do leite passam por «momentos muito difíceis»

leite

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, manifestou-se esta sexta-feira preocupado com os setores da suinicultura e do leite, afirmando que «estão a passar por momentos muito difíceis». 

«O setor dos suínos tem-se confrontado nos últimos meses com uma baixa de preços em que o custo de mercado está abaixo do custo de produção, enquanto o setor do leite se confronta há muitos meses com um sério problema de mercado [excedentes e queda dos preços]», firmou Luís Capoulas Santos. 

O ministro falava no final de uma reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), na qual foi auscultada a opinião de todo o setor e feita uma avaliação do programa do Governo. 

Capoulas Santos, que na próxima semana vai participar na reunião de ministros da Agricultura da União Europeia e será recebido pelo comissário europeu Phil Hogan, disse que irá na ocasião «explorar algumas propostas ou sugestões» para dar resposta àqueles problemas e «sensibilizar a Comissão Europeia» para que sejam tomadas algumas medidas. 

Além disso, realçou que irá analisar outros instrumentos que o Governo poderá mobilizar para apoiar estes setores neste momento. 

O ministro lançou ainda um apelo às grandes superfícies - que afirmou que «desempenham um importante papel» no escoamento da produção - para que tenham, «a exemplo do que está a acontecer noutros países e desde logo na vizinha Espanha, uma atenção muito particular à produção nacional». 

Este encontro, que se inseriu num conjunto de outros que o ministro tem estado a desenvolver, contou com a participação do presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes, que classificou a reunião de «muito positiva», tendo dito que a confederação «está preocupada» com a queda dos preços do setor do leite em Portugal e com a situação vivida pelo setor da suinicultura.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip