«Setor agroalimentar de Santarém tem margem para crescer internacionalmente»

«O setor agroalimentar de Santarém tem margem para crescer internacionalmente», garante Miguel Frasquilho, presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, na segunda sessão do Roadshow Portugal Global de 2016, da AICEP, que decorreu em Santarém no dia 6 de abril, sob o mote da cooperação e competição no setor agroalimentar.

agroalimentar

A cadeia logística do setor agroalimentar e o mercado holandês foram os destaques da sessão, que decorreu no Convento de São Francisco e no Centro de Inovação Empresarial.

A sessão de abertura contou com as presenças da presidente da Nersant, Salomé Rafael, do presidente da AICEP, Miguel Frasquilho e do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

O autarca disse esperar que os fundos comunitários do Portugal 2020 «permitam implementar muitos negócios em Santarém», tendo em conta que esta região «é muito heterogénea, o que nos permite alavancar muitos empreendimentos».

Salomé Rafael defendeu que a abordagem aos mercados externos «é o caminho», salientando a «atenção que o Ribatejo e a região têm tido ao nível do crescimento, inovação e internacionalização». A presidente da Nersant lembrou ainda que «as exportações têm vindo a acentuar-se, apesar das dificuldades».

Miguel Frasquilho, presidente da AICEP, defendeu que «Portugal precisa de aumentar o peso das exportações no PIB» e considerou que o setor agroalimentar de Santarém tem margem para crescer internacionalmente».

Segundo o presidente da AICEP, «as exportações estão a evoluir de forma positiva, mas há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar os níveis dos países comparáveis».

Para Miguel Frasquilho, «a região tem ainda uma grande margem de progressão para aumentar a receita com as exportações, que atingiu 1,4 mil milhões de euros no ano passado», defendendo que «o setor agroalimentar deve ainda repensar a logística das atividades, e para isso pode aprender com o exemplo da Holanda, que é um importante parceiro de negócios».

Santarém foi a segunda cidade a receber a edição de 2016 do Roadshow Portugal Global, organizada pela AICEP em parceria com a Câmara de Santarém. 

Fonte: O Mirante

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip