Setor Agrícola em debate durante a crise

Joaquim Pedro Torres, da organização da Agroglobal, conversou com Pedro Santos, da Consulai, Miguel Freitas, professor universitário e Francisco Gomes da Silva, da Agroges, sobre o momento de crise que o setor agrícola atravessa devido ao Covid-19.

Agricultura

Joaquim Pedro Torres começou por garantir que a próxima edição da Agroglobal continua de pé, realizando-se em setembro. 

Pedro Santos afirmou sentir que «ao nível da produção, ainda não se estão a sentir tantos constrangimentos como noutros setores», destacando o trabalho excessivo que o setor hortofrutícola tem vindo a ter e a sua resposta positiva ao aumento da procura. Realçou ainda que «o setor do vinho, com a quebra da restauração, está neste momento a sofrer, tal como o setor de leite de cabra». Contudo, afirmou que «globalmente, o setor da produção está a continuar e a demonstrar a sua importância estratégica no país». Pedro Santos lamentou ainda o facto do setor agrícola só ser apreciado nestas alturas.

Miguel Freitas avisou que «vão ser pedidas mudanças radicais e o setor tem que estar muito preparado para tal». O professor univesitário evidenciou a coragem do setor agrícola e dos agricultores, realçando que os setores do citrinos e dos pequenos frutos já começam a sentir os problemas que a situação do Covid-19 vai fazer sentir relativamente à mão-de-obra, tal como está a acontecer no Norte do país.

Segundo o professor, este é o primeiro grande obstáculo que se está a sentir. «Aquilo que se fazia em oito horas, está a fazer-se agora em dez horas ou dez horas e meia. Há aqui uma perda de 30% na oferta», informou relativamente à capacidade de resposta das empresas, destacando ainda que o «custo operacional está a aumentar» por parte da cadeia logística. «Há um aumento ao nível da logística de exportação devido ao aumento do risco para os motoristas», afirmou. Os problemas são três: o problema da mão-de-obra, o problema do custo operacional e o problema da quebra dos preços, consequência de tudo isto.

Francisco Gomes da Silva afirmou que a entidade que representa está a receber vários pedidos de auxílio. «Até ao momento, tirando problemas pontuais que existem, está a funcionar» destacou em relação à atividade agrícola em si. «Este continuar da atividade tem dimensões muito importantes. Uma delas é que a agricultura não pode mesmo parar», destacando que existe uma «urgência em não falhar» com os consumidores finais por parte dos agricultores.

Pode assistir ao restante da conversa abaixo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip