Agroglobal apresenta novidades para a edição de 2020

A feira agrícola que se entitula de "Cidade da Agricultura" volta a realizar-se entre 9 e 11 de setembro de 2020, em Valada do Ribatejo. 

Agroglobal

Um dos objetivos da Agroglobal passa pela criação de um ambiente de partilha de conhecimento tendo em vista o agronegócio, daí as novidades que apresentam este ano.

IVV participa no pavilhão da Vinha e do Vinho 

O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) é uma das entidades que participa no pavilhão temático, que se trata de um novo espaço na Agroglobal.

Bernardo Gouvêa enumera os principais desafios do setor vitivinícola em Portugal, considerando que a adaptação às alterações climáticas deve estar no topo das prioridades e que o aumento do preço médio dos vinhos portugueses nos mercados externos é uma das grandes ambições. As exportações de vinho nacional ultrapassaram os 800 milhões de euros há dois anos, estimando-se para esta última campanha um crescimento de 3%.

Cité du Vin participa pela primeira vez

Cité du Vin

Localizada em Bordéus, a Cité du Vin é um museu da nova geração único no mundo, no qual o vinho está presente nas suas dimensões cultural, civilizacional, patrimonial e universal.

Na Agroglobal será exibida uma mostra retratando o percurso imersivo e sensorial ao mundo do vinho que faz parte da exposição permanente da Cité do Vin. Este museu recebe anualmente mais de 400.000 visitantes. A arquitetura do edifício está marcada por símbolos identitários sobre o vinho: o tronco nodoso da videira, o vinho derramado no copo. 

A vinda da Cité du Vin à Agroglobal proporciona-se na sequência da colaboração entre a Carmo Wood, empresa patrocinadora da feira, e a organização da Agroglobal. A sede da Carmo Wood France está localizada precisamente em Bordéus, região onde esta empresa portuguesa tem forte presença no mercado vitivinícola como fornecedora de postes de madeira e metal para vinhas, entre outras soluções.

Pavilhão Agro-Inov tem apoio do Ensino Superio Politécnico

O tradicional Pavilhão Agro-Inov que acolhe as empresas que apresentam de forma dinâmica e interactiva as tendências aplicadas à inovação na actividade agrícola e que resultam em novos produtos, serviços ou processos, terá na feira o apoio do Ensino Superior Politécnico.

O objetivo desta parceria reside na necessidade de aproximar e transferir ao tecido produtivo todo um processo de digitalização aplicado ao sector agrário, que lhe permitirá competir a nível nacional, europeu e global.

O Ensino Superior Politécnico, nomeadamente através da rede das 8 Escolas Superiores Agrárias, será parceiro da associação “HUB Digital para o Setor Agroalimentar em Portugal - HUB4AGRI”, que tem por objeto promover a competitividade e sustentabilidade económica, ambiental e social das empresas do setor agroalimentar, com base numa vasta rede de cooperação multissetorial especializada, que disponibiliza um conjunto alargado de serviços de ecossistema, suporte tecnológico e desenvolvimento do negócio, atuando como um balcão único de soluções (one-stop-shop solution).

O Instituto Politécnico de Santarém na sua qualidade de representante local do sistema de ensino superior, assumiu com a organização da Agroglobal a responsabilidade pelo apoio a dispensar ao que será o pavilhão.

COTHN dinamiza pavilhão da Fruticultura na Agroglobal 

O pavilhão da Fruticultura na Agroglobal terá uma área de exposição aberta à participação das empresas do setor, sejam elas produtoras de fruta ou fornecedores de fatores de produção para a fileira, e um espaço para mostra de projetos de Inovação.

Maria do Carmo Martins, secretária-geral do COTHN, apela à participação das empresas e revela que o setor está entusiasmado com o novo Estudo Estratégico para a Fileira Hortofrutícola, a apresentar brevemente ao Governo.

A nível dos patrocinadores, a Companhia das Lezírias apoia a feira como sponsor do conhecimento, enquanto a Galucho comemora o 100º aniversário no recinto. A ADP apresenta novos fertilizantes tecnológicos durante o certame, enquanto a Bayer irá apresentar a sua solução integral para a cultura do milho. A Borrego Leonor & Irmão inaugura as instalações na zona industrial de Almeirim e a Hidrenki surge como uma parceira na modernização dos perímetros de rega.

Mais informações disponíveis no site oficial da Agroglobal 2020

Pode encontrar os vídeos da Agroglobal 2018, a última edição do evento, no canal de youtube da Agropress.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip