Sessão de encerramento do projeto GO Efluentes

Vai decorrer no dia 14 de dezembro, na Estação Zootécnica Nacional, da parte da manhã,  a sessão de encerramento do GO Efluentes, um projeto diretamente ligado à gestão e valorização agronómica/energética dos fluxos gerados na atividade pecuária.

No âmbito desta sessão, organizada pela IACA, FPAS e INIAV, para além apresentação dos resultados obtidos por cada um dos parceiros envolvidos, será lançado o Roteiro de Gestão dos Fluxos Gerados na Atividade Agropecuária.

Recorde-se que o GO Efluentes foi distinguido na categoria Inovação em Parceria: Grupos Operacionais, no âmbito da 7ª Edição dos Prémios Crédito Agrícola em Inovação e Empreendedorismo, e apresenta uma abordagem estratégica de valorização energética dos fluxos gerados na atividade agropecuária, assegurando o desenvolvimento sustentável a nível regional e nacional, reduzindo a exploração de recursos naturais através da reciclagem.

GO EFLUENTES

O GoEfluentes tinha como objetivo uma abordagem de valorização do recurso – efluente pecuário, focada nos diferentes interesses que convergem na produção e gestão adequada e integrada dos fluxos gerados nos sistemas agropecuários (sociais, políticos, económicos, técnicos e ambientais).

Em todas as fases associadas à gestão destes fluxos (produção, recolha, armazenamento, valorização e reutilização), o objetivo da valorização não seria apenas evitar a sua eliminação, mas também reduzir a exploração de recursos naturais, e fechar o círculo, em consonância com os princípios da economia circular.

Consulte o programa e isncrição aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip