Seminário debateu legislação europeia do comércio da madeira

A 12 de junho, a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, foi palco de um seminário dedicado à legislação europeia do comércio da madeira.

O evento discutiu a temática da exploração madeireira ilegal que se tornou «um motivo de crescente preocupação internacional e no seguimento do plano de ação da União Europeia relativo ao setor florestal».

Nesta medida surgiu o Regulamento (UE) n.º 995/2010 que proíbe a colocação no mercado interno de madeira extraída ilegalmente ou dos seus produtos derivados e estabelece obrigações para os operadores, nomeadamente de estabelecerem um sistema de diligência devida.

A iniciativa foi organizado pelo Bureau Veritas, a única empresa a operar em Portugal reconhecida pela Comissão Europeia como Organização de Vigilância, que proporciona um Sistema de Diligência com garantias de cumprimento da Legislação do Comércio da Madeira, e com uma equipe de auditores e peritos em todo o Mundo.

Recorde-se que aquela legislação está em vigor desde março de 2013 e tem implicações nas importações de produtos de base florestal, de países extra comunitários. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip