Semana Grow Green “Pergunte pelo Bio” chega em abril

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio) criou a campanha Grow Green Semana “Pergunte pelo Bio “, que irá ter lugar entre 11 e 16 de abril de 2016, numa coprodução com a SGS e a Quercus, com o apoio da Siro, da Provida e da Herdade Moinho Novo.

agrobio

A campanha é apresentada publicamente a 11 de março na Herdade do Moinho Novo.

Estarão presentes o presidente da direção da Agrobio Jaime Ferreira, o Presidente da Quercus João Branco, Sílvia Domingues – Diretora Executiva Agriculture, Food and Life da SGS assim como o agricultor José Carlos Inácio, proprietário da Herdade do Moinho Novo. A atriz Sandra Cóias participará na conferência, ela que, através do seu blogue The Woman in Green, é também parceira do evento.

A iniciativa “Semana Pergunte pelo Bio” pretende «divulgar o consumo sustentável não só na área das hortofrutícolas e produtos de origem animal como também nos outros consumíveis de matérias-primas biológicas como a roupa e a cosmética», salienta a Agrobio.

«A ideia é que tanto consumidores como comerciantes pensem mais nos produtos biológicos, sendo a agricultura biológica, única inteiramente sustentável, aquela que pode alinhar-se com os objetivos do COP 21 nas medidas de redução do aquecimento global. Para a AGROBIO o consumo saudável e sustentável deve deixar de ser uma alternativa para se generalizar e pretende-se que a semana temática se repita anualmente», salienta a associação.

A mecânica da iniciativa tem como base a parceria com diferentes municípios, pontos de venda, certificadoras e associações, que se envolvem de forma ativa na divulgação do BIO. Nos diferentes pontos do país será também projetado o filme “Terra”. Dentro dos municípios envolvidos na ação estão o de Lisboa, Coimbra, Bragança, Portimão, Guimarães, Santarém, entre outros.

A Herdade do Moinho Novo é um Bioturismo e os visitantes terão oportunidade de conhecer uma quinta exemplar no tratamento dos animais que existem em diversidade: cavalos, vacas, ovelhas, avestruzes, gansos entre muitos outros.

O seu proprietário, José Carlos Inácio, foi já considerado “Agricultor do Ano” pela associação de jovens agricultores do sul. Nascido em meio urbano, engenheiro agrónomo, escolheu a agricultura biológica como modo de vida na freguesia de Canha, no Montijo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip