Segurança alimentar domina comemorações do Dia Mundial da Saúde

Comemora-se hoje, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde com destaque para o tema da “Segurança Alimentar”.

Anualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala o dia através da seleção de um tema para ser debatido e que representa uma prioridade na agenda internacional da organização.

No ano de 2015 o tema central é a Segurança Alimentar, um tema que pretende alertar toda a cadeia de produção alimentar (agricultores, fabricantes, fornecedores e consumidores) para a importância do controlo de perigos e riscos microbiológicos, garantindo que os alimentos que chegam aos pratos da população são seguros.

Em Portugal, a Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) assinalou a data através da assinatura do protocolo nacional de cooperação entre os organismos participantes no projeto “Pilot project on the implementation of SSD2 in the frame of the electronic transmission of harmonised data collection of analytical results to EFSA”, que visa criar um sistema nacional de gestão de dados do controlo oficial de alimentos que será uma ferramenta adequada e eficaz na harmonização da comunicação de dados entre Portugal e a EFSA.

Este projeto é coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge e pela DGAV, tendo como entidades signatárias a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A assinatura deste protocolo terá lugar numa conferência promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a realizar no dia 8 de abril. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip