Rui Machete elogia vinhos portugueses e promete ajudar exportadores

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, elogiou este domingo os vinhos portugueses garantindo que o Governo procura ajudar os exportadores.

Declarações durante a visita à ProWein 2015, a maior feira europeia do setor de vinhos em Düsseldorf, na Alemanha.

Durante a visita Rui Machete elogiou «a excelente» qualidade dos vinhos portugueses, disse estar impressionado com o grande número de participantes portugueses e garantiu que o Governo «está atento e procura ajudar os exportadores portugueses, neste caso particular os exportadores dos vinhos portugueses».

«Vim à capital da Renânia do Norte Vestefália, o maior estado federado da Alemanha, porque se trata de uma grande exposição. É um passo em frente que presumo ser muito importante no aumento das vendas de vinhos portugueses no estrangeiro», destacou o ministro já depois de fazer uma ronda pela feira, cumprimentar muitos produtores portugueses e provar alguns dos vinhos em exposição.

Na 21ª edição da feira, que é considerada um dos mais importantes eventos para o setor internacional de vinhos, marcam presença 333 empresas e entidades portuguesas, o que representa a maior participação de sempre de empresas portuguesas numa feira na Alemanha.

Portugal ocupa a sexta posição no ranking dos países expositores, atrás de Itália (com 1.464 expositores), França (1.323), Alemanha (995), Espanha (533) e Áustria (370).

Portugal é o 12.º maior produtor de vinhos do mundo e o quinto país mais procurado nesta feira.

A Alemanha é o quinto maior destino de exportações de vinhos portugueses, se incluirmos o vinho do Porto. Excluindo o vinho do Porto, é o segundo maior destino de exportação nacional.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip