Rota do vinho da Madeira em marcha

A criação de uma rota do vinho na Madeira, proposta pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em 2016, «ainda está a ser trabalhada» revelou o secretário-geral da instituição, José Arruda.

vinho

«Basicamente, é necessário pôr vários parceiros a trabalhar em rede: não só os municípios e as entidades governamentais, mas também os privados», disse à agência Lusa o responsável, na sequência de uma reunião onde a AMPV abordou o estado da oferta enoturística em Portugal, bem como as estratégias para a promoção internacional.

José Arruda disse que o sucesso de uma rota do vinho implica, sobretudo, que o tema seja «bem tratado» ao nível dos restaurantes e dos estabelecimentos de turismo rural.

«É preciso ter em consideração que Portugal já é mais conhecido internacionalmente pelo vinho do que pelo sol e praia», vincou, sublinhando que, nesta perspectiva, o vinho Madeira, sendo tão conhecido internacionalmente, pode trazer cada vez mais turistas ao país.

O secretário-geral da AMVP realçou, ainda, a importância de juntar as rotas do vinho a outros tipos de oferta turística, como por exemplo, no caso da Madeira, a Rota do Açúcar, pois «não há ninguém que vá de visita a uma região só para ver adegas».

A AMVP congrega actualmente 80 municípios, entre os quais dois da Região Autónoma: São Vicente (norte da ilha) e Câmara de Lobos (zona oeste).

A reunião no Funchal, onde participaram representantes de autarquias, do Instituto do Vinho e do Artesanato da Madeira e da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, foi organizada em parceria com Associação das Rotas do Vinho de Portugal.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip