Resende: Festival da Cereja conta com 140 produtores

cerejasresende

Nos dias 30 e 31 de maio de 2015 todos os caminhos vão dar ao Festival da Cereja de Resende.

Toneladas de cereja estarão à venda a preços especiais, sendo que do programa da iniciativa destaca-se ainda a venda de produtos de artesanato ligados a este fruto.

Segundo o presidente da Câmara de Resende, no Festival da Cereja estarão entre 130 e 140 produtores.

Atendendo à importância que a cereja tem para a economia local, a autarquia quer aproveitar as possibilidades de financiamento do novo quadro comunitário, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

O edil recorda que um dos objetivos passa por melhorar a qualidade da cereja, com o apoio técnico e científico da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD).

Depois de, no início deste mês de maio, ventos fortes terem destruído grande parte da cereja que estava madura no concelho, as perspetivas são agora mais animadoras.

Os produtores de cereja do concelho de Resende, no norte do distrito de Viseu, prevêem que se o bom tempo se mantiver a produção deste ano terá qualidade e quantidade.

«O mau tempo destruiu-nos 60% da cereja mais precoce. Mas, no que respeita à serôdia, se o tempo continuar assim, o prejuízo ficará entre os 20 e os 30%, porque ainda estava numa fase mais verde», recordou há poucos dias o presidente da associação de promoção CER Resende - Cerejas de Resende, Rogério Silva.

Na edição de 2014, só no fim-de-semana, informa o município, foram vendidas 100 toneladas de cereja. 

O Festival da Cereja de Resende é organizado pela autarquia local.

VER PROGRAMA

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip