Reguengos de Monsaraz: jovens vitivinicultores à descoberta do mundo dos vinhos

reguengos

A Cidade Europeia do Vinho 2015 - Reguengos de Monsaraz recebe de 24 a 27 de junho o Estágio de Jovens Vitivinicultores Europeus.

A iniciativa tem como tema “Vinhos e Territórios: no Trilho dos Vinhos da Antiguidade com os Olhos na Modernidade” e é promovida pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho, Città del Vino e AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho em parceria com o município de Reguengos de Monsaraz.

O orador convidado desta edição do estágio é Attilio Scienza Titolo, professor italiano e especialista em vitivinicultura.

O enólogo Mário Louro, diretor do Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco 2015”, fará também uma intervenção no dia 27 de junho, no encerramento do encontro.

Os jovens vitivinicultores europeus vão chegar a Reguengos de Monsaraz no dia 24 e na manhã do dia seguinte vão ter oportunidade de ouvir uma intervenção do professor Attilio Scienza Titolo sobre o processo de desenvolvimento das castas e a sua diversidade.

O programa contempla ainda uma visita à adega CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, com prova de vinhos, e um passeio de barco pelo grande lago do Alqueva.

A prática varietal mediterrânica é o tema que será abordado no dia 26 de junho, sendo que ainda neste dia os participantes farão uma visita à Herdade do Esporão, uma visita a uma fábrica de cerâmica local e uma visita guiada ao centro histórico de Monsaraz.

Na manhã do dia 27, o professor Attilio Scienza Titolo irá apresentar alguns estudos de caso relacionados com a prática ancestral de produção de vinhos, sendo que este último dia do encontro contará, também com a presença do enólogo Mário Louro.

Para a tarde está ainda marcada uma visita à adega Ervideira e ao Festival do Lagostim, a decorrer de 26 a 28 de junho em São Pedro do Corval.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip