PS e Os Verdes querem travar expansão do eucalipto

eucalipto

A posição conjunta que o PS e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) assinaram a 10 de novembro, destaca a floresta portuguesa no capítulo dedicado à «coesão territorial, economia, ambiente, serviços públicos».

No parágrafo dedicado ao tema, a posição do PS/PEV visa «aumentar a produção e a produtividade das fileiras florestais», mas «através do aumento das áreas de montado de sobro e de azinho e de pinheiro bravo».

A meta é, também, «travar» a «expansão da área de eucalipto, designadamente através da revogação da lei que liberaliza a plantação de eucaliptos, criando um novo regime jurídico».

Assunção Cristas, ex-ministra da Agricultura pelo CDS-PP, que passou a tutelar a área das florestas a partir outubro de 2014, após a saída de Francisco Gomes da Silva e da extinção da secretaria de Estado das Florestas, reviu a Estratégia Nacional para a Floresta, diploma regulamentar que foi publicado em fevereiro deste ano e que tinha 2030 como horizonte.

É esta orientação para o setor florestal, nomeadamente quanto às espécies a desenvolver, que pode ser revista, de acordo com a posição conjunta de socialistas e de Os Verdes.

Fonte: Negócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip