Produção dos cereais de inverno novamente abaixo das 200 mil toneladas

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a colheita das áreas de cereais praganosos ainda não terminou em todas as regiões. Apesar das condições meteorológicas na fase do enchimento do grão, como as temperaturas elevadas e precipitação pontual, terem sido favoráveis para o desenvolvimento vegetativo dos cereais de inverno, constatou-se grande variabilidade nas produções obtidas.

Cereais Inverno

As produtividades foram irregulares, em especial no Baixo Alentejo, o que, conjugado com a diminuição da área instalada (exceto centeio), contribuiu para um decréscimo na produção cerealífera. Assim, preveem-se diminuições de produção no trigo mole e aveia (-10%) e no trigo duro e triticale (-5%).

A cevada deverá manter a produção da campanha anterior e o centeio, mais rústico e semeado sobretudo no interior Norte e Centro, previsivelmente aumentará a sua produção para as 18 mil toneladas.

A confirmarem-se as previsões adiantadas, esta será a quarta campanha com um valor de produção dos cereais de inverno inferior a 200 mil toneladas (todas já neste século), tendo a produção média decaído cerca de 4/5 após a implementação do desligamento das ajudas às culturas arvenses, introduzido pela Reforma da PAC de 2003.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip