Portugal já tem manual dedicado à alimentação vegetariana

alimentacao

Portugal já tem um manual dedicado à alimentação vegetariana, com informações nutricionais, benefícios e riscos associados a este estilo alimentar.

O documento, lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), está disponível no site www.nutrimento.pt.

Recorde-se que existem no nosso país cerca de 30 mil seguidores deste tipo de alimentação, segundo dados do agregador O Meu Bem Estar.

«Promover a informação disponível nas instituições de saúde sobre os benefícios de consumir produtos de origem vegetal e simultaneamente contribuir para um maior conhecimento dos profissionais de saúde e da população em geral, evitando erros que possam colocar a saúde em risco» são os objetivos do manual.

O manual contém uma breve história sobre os conceitos associados à alimentação vegetariana, os benefícios, os riscos, os principais alimentos e as suas classificações, podendo dividir-se em ovolactovegetariana (exclui carne e peixe, mas inclui ovos e lacticínios) ou vegetariana estrita ou vegana (que exclui todos os alimentos de origem animal).

Hoje em dia há cada vez mais livros, receitas e revistas, bem como menus alternativos nos restaurantes com opções vegetarianas, mas a DGS nunca tinha publicado orientações sobre a alimentação vegetariana, quando uma das conclusões do relatório 2015 sobre a saúde dos portugueses é que os motivos que mais influenciam a perda de anos de vida com qualidade saudável é a alimentação não saudável, principalmente pobre em fruta e hortícolas.

Os estudos internacionais apontam para um número crescente de vegetarianos a cada ano – influenciados em grande parte pelo aumento das preocupações com a protecção do ambiente e dos animais – sobretudo entre a população mais esclarecida e estudantes universitários.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip