Portugal aumentou importação de produtos agroalimentares da Guiné-Bissau

Portugal aumentou a importação de produtos agroalimentares da Guiné-Bissau em 2017, segundo dados preliminares divulgados pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia português, com base numa análise ao comércio externo bilateral.

Segundo a análise, entre janeiro e novembro de 2017 «assistiu-se a um reforço substancial» das importações no grupo dos produtos "Agroalimentares", que atingiu 84,6%.

Nos últimos anos, o grupo de produtos importados à Guiné-Bissau com maior peso tem sido o dos minérios e metais.

«As importações de produtos agrícolas incidiram principalmente na castanha de caju, seguida de sucos e extratos vegetais. Os minérios reportam-se essencialmente a desperdícios e resíduos de ferro», salienta o estudo.

O estudo revela que no período de janeiro a novembro de 2017 as importações cresceram 10,8%, em relação ao mesmo período de 2016, «num montante de apenas 261 mil euros».

As exportações de Portugal para a Guiné-Bissau também aumentaram em 2017 14,8%, com um saldo positivo na Balança Comercial de 83,7 milhões de euros, lê-se no documento.

Gasóleo, gasolina e 'jet-fuel' foram os produtos mais exportados de Portugal para a Guiné-Bissau, representando um total de 41,7% das exportações durante aquele período de tempo.

O segundo grupo com maiores exportações foi o "Agroalimentar", com 26,4%, «com destaque para a cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas, leite e laticínios, gorduras e óleos, carnes, preparados à base de cereais e de frutos e produtos hortícolas», salienta o estudo.

O documento foi elaborado com base em dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística de Portugal. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip