“Portugal 2020” em debate em Loulé
A Associação Empresarial da Região do Algarve – NERA promove a 2 de julho de 2015 uma sessão técnica sobre o programa “Portugal 2020”, na zona industrial de Loulé, a partir das 17h00.
A iniciativa «não se destina a uma discussão política do “Portugal 2020”» mas sim visa informar e esclarecer os empresários «de forma a que estes conheçam melhor este quadro comunitário de apoio», realça a associação em comunicado.
A ação conta com as intervenções de Vítor Neto, presidente da NERA, e de David Santos, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e gestor do “CRESC Algarve 2020”.
O “Programa Operacional Regional do Algarve – Oportunidades para as Empresas no âmbito da indústria, turismo e serviços” será o tema de Ana Luísa Silva, secretária técnica do PO Cresc Algarve 2020, seguindo-se Fernando Severino, diretor regional da Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve, que apresentará o “Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 – Oportunidades para os Agricultores do Algarve”.
Júlio Cabrita, diretor de serviços de investimento da DRAP Algarve, falará da “Abordagem dos Investimentos nas Explorações Agrícolas e o caso particular dos Jovens Agricultores no PDR 2020”.
Recorde-se que o novo quadro de fundos comunitários “Portugal 2020 - CRESC Algarve 2020” já está em vigor.
Portugal terá acesso a 21 mil milhões de euros, dos quais 320 milhões de euros são destinados ao Algarve.
Este valor corresponde a apenas 1,5% do valor global, por esta região ter sido classificada como uma região de transição, pois tem um PIB per capita entre 75 e 90% da média da União Europeia, a 28 países.
Do valor atribuído ao Algarve, cerca de 145 milhões de euros (45%) destinam-se às empresas, de setores como a indústria, a agricultura, o turismo e os serviços.
Na opinião do NERA interessa «criar as condições para que as empresas da região tenham a possibilidade de apresentar candidaturas», acedendo desta forma aos fundos disponíveis.
VER PROGRAMA
Saiba mais sobre o "Portugal 2020" aqui.